Dicas para sair de uma crise no casamento

Casamento  /   /  Por Casal Em Construção

Casar é um sonho. Você conhece alguém, começa a caminhar junto, e desenvolve um relacionamento leve com uma pessoa que te incentiva, te transborda e faz a vida parecer ainda mais gostosa de ser vivida. Nada mais lógico do que querer juntar as escovas e passar o resto da eternidade com esse ser mágico e cheio de amor que entrou no seu caminho, não é? É e não é. Calma, nós vamos explicar.

É lógico querer juntar as escovas porque, sim, a ideia de viver com alguém maravilhoso é incrível e irresistível. Por outro lado, essa ideia é justamente o que leva a maioria dos casais a caírem de paraquedas em uma crise. Quantas vezes você já ouviu “no começo do relacionamento ele não era assim, era tão romântico…” ou “antigamente ela fazia de tudo para me conquistar”? Essa percepção de que a pessoa com quem estamos hoje não é a mesma do início gera frustração, insatisfação e… Crise no casamento.

Grande parte das pessoas se relaciona com a idealização de alguém, e não com quem ela realmente é. E essa idealização é criada por ambos: tanto pela pessoa que só mostra seu lado bom, quanto pela pessoa que compra essa versão sem questionamentos. Em um universo onde nos ensinam a fazer mundos e fundos para conquistar alguém, similaridades são mascaradas e defeitos são camuflados. Mas no dia a dia não há como ter poses ou máscaras.

Casamento é um sonho – que pode desmoronar com a primeira crise que aparecer. Isso porque enquanto a vida acontece, situações brotam e exigem de ambas as partes coisas como paciência, compreensão, sinceridade e amor. Mas calma, nada está perdido. Todos os dias vêm como novas chances para sair da crise que assola o casamento de vocês.

Se você não tem certeza de que seu casamento está passando por um momento difícil, existem alguns sinais que indicam que seu relacionamento está em crise:

  • Vocês não dialogam mais – a falta de diálogo alimenta pequenos monstrinhos que crescem desgovernadamente com o passar do tempo: a falta de identificação, a incapacidade de resolver impasses e a falta de vontade de compartilhar bons momentos.
  • Falta de interesse – você fala e seu parceiro parece não ouvir? Ou pior: tudo que ele conta para você parece chato ou entediante? Talvez a falta de identificação tenha crescido demais.
  • Falta de contato físico – vocês não se beijam mais? Acabou o tesão? Não se lembram qual foi a última vez que compartilharam bons momentos de intimidade? Fases de “baixa libido” são completamente normais, afinal, nosso desejo pode ser impactado pelos problemas do dia a dia. Mas se essa fase está demorando para passar, fique atento: talvez seu casamento esteja passando por uma crise.
  • Falta de empatia – quando estamos soterrados em nossas próprias frustrações, é comum pensar só em si. É essa falta de empatia que alimenta a incapacidade de resolver impasses, e que transforma um casal em duas pessoas brigando um contra o outro, e não um pelo outro.
  • Brigas e mais brigas – esse é o sinal mais latente de uma crise. Somos ensinados que brigar é comum, mas não deveria. Lembra dos três monstrinhos que citamos ali em cima? Quando eles estão grandes e fortes, provocam desentendimentos muitas vezes irracionais, e é aí que as feridas emocionais começam a surgir.
  • Rotinas que não se cruzam mais – a falta de identificação é tão grande, que vocês só se encontram na hora de dormir. Vocês não têm mais o desejo de compartilhar seus novos hobbies, as situações banais que surgiram durante o dia, os planos para o futuro… Mesmo deitados um ao lado do outro, parece existir um abismo entre vocês.

Se você se identificou com um ou mais destes sinais, provavelmente seu relacionamento está em crise.

Dicas que podem ajudar você a sair de uma crise no casamento

Por mais angustiante que seja estar passando por uma crise, isso não quer dizer que o seu casamento chegou ao fim. Acredite: é possível transformar sua relação em algo muito melhor do que jamais foi. Só que dessa vez, sem idealizações, sem armas e sem medo. Para iniciar esse processo, é preciso muita vontade e fé de que vai dar certo. Porque vai dar. Vai dar certo por você, pelo seu par, pelos seus filhos e por tudo que vocês já passaram juntos.

Para começar a dar certo, é preciso ter ciência de tudo que deu errado. Mas faça diferente: pense em tudo que você pode fazer para evoluir e transformar o seu relacionamento. E o seu par precisa fazer o mesmo. Nessa nova etapa, não cabem acusações e transferência de culpa. Aliás, não existe mais culpa. Existem duas pessoas determinadas a exterminar qualquer crise que os assola.

Mas afinal, o que é possível fazer para revolucionar seu relacionamento?

  • Relembrem os bons momentos – se no começo era tudo maravilhoso, por que não trazer essas memórias à tona? Se antes havia beijos, conversas e boas risadas, vale a pena deixar de lado as desavenças e relembrar os momentos que faziam vocês dois tão felizes um com o outro. Abram aquela caixinha com cartinhas de amor e fotos antigas e conversem sobre aqueles momentos!
  • Elogiar – elogiar é um exercício puro de admiração. E a admiração é uma grande arma contra qualquer crise em um relacionamento. Comece elogiando pequenas atitudes que seu par teve, como preparar um café pra vocês, características físicas, como o penteado dela(e) e, com o tempo, você vai se habituar a elogiar todas as pequenas e grandes coisas boas do seu par.
  • Aumentem o contato físico – gente, essa história de que depois do casamento ninguém mais dá beijo de língua é uma cilada, ok? Falta de contato físico reflete no distanciamento. Por isso, se beijem de verdade, se abracem com vontade, andem de mãos dadas… Ah, e deem pelo menos um abraço de 20 segundos por dia. É transformador!
  • Conversem! – depois dos dois primeiros passos, o clima tende a melhorar entre vocês. Com o clima melhor, vocês podem se dedicar a conversar. Dediquem-se a conversar sem julgamentos, com vontade de evoluir e superar esse momento juntos.

E não se esqueçam: vocês sempre podem contar com a ajuda de profissionais especializados nessa grande aventura que é o relacionamento a dois. Entre em contato com a gente e dê um fim na crise do seu casamento. 🙂

Assista nossos vídeos no nosso canal.

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Decidir unir as escovas de dentes traz junto outras responsabilidades. Afinal, viver sob o mesmo...

No começo do namoro tudo é festa. É aquele mundo novo, cheio de novidades, paixão e alegria. A...

A ideia de que só o amor sustenta um relacionamento é tão ultrapassada, que deveria ficar apenas...

2 comentários
 
  1. Pingback: 6 dicas para planejar a vida financeira de um casal | Casal Em Construção

  2. Pingback: 3 Hábitos que podem destruir seu relacionamento | Casal Em Construção

Deixe uma resposta