3 hábitos que podem destruir seu relacionamento

Casamento  /   /  Por Casal Em Construção

A ideia de que só o amor sustenta um relacionamento é tão ultrapassada, que deveria ficar apenas nos livros e filmes de romance. Amor é o que une você e seu parceiro, mas não necessariamente é o que mantém vocês juntos. Viver uma vida a dois é experimentar uma jornada repleta de surpresas, alegrias e emoções. Mas também de obstáculos, desafios e diferenças. Por isso separamos aqui 3 hábitos que podem destruir seu relacionamento, para você evitar que aconteça.

O que faz um casal continuar caminhando de mãos dadas é a vontade de preencher (e não desviar) todos os buracos que surgem na estrada. Por outro lado, o que faz duas pessoas soltarem as mãos e seguirem caminhos distintos é o cultivo de hábitos que podem acabar com qualquer relacionamento.

Estes Esses hábitos nem sempre são fáceis de perceber. Muitas vezes estamos apenas reproduzindo comportamentos que tivemos durante toda a nossa vida, ou até imitando atitudes que vimos nossos pais terem um com o outro. Para fazer com que o seu relacionamento fique cada vez mais forte, é preciso ter ciência do que pode destruí-lo. 

Quais hábitos podem destruir seu relacionamento?

  • Se fazer de vítima – assumir o papel de vítima significa viver culpando o parceiro e se eximindo das próprias responsabilidades, além de se colocar na defensiva. Não saber ouvir críticas é um potencializador de crises em qualquer relacionamento. Com o passar do tempo, um dos lados começa a evitar falar sobre o que sente e pensa, por saber que vai ser rebatido, repreendido e incompreendido. Outra situação que também pode ocorrer é que, quando um se faz de vítima, o outro pode dar uma resposta ainda mais incisiva, e assim iniciar discussões calorosas e difíceis de consertar.
  • Dar gelo no seu parceiro – está chateado? Ignorar seu parceiro, esperando que ele perceba é, de longe, a atitude menos madura e eficaz que você pode ter. Relacionamentos saudáveis são alicerçados em diálogos transparentes, não em joguinhos e birras desnecessárias. Se você ignora ou chega a dar as costas ao seu parceiro em meio a uma conversa ou discussão, você transmite a ideia de que ele não tem valor para você, além de ser super desrespeitoso. 
  • Adotar uma postura de arrogância e superioridade – esse é o pior hábito que alguém pode ter dentro de um relacionamento (e fora dele também, né?). Quando uma das partes começa a falar mal do parceiro para os outros e age como se fosse muito melhor que o companheiro, provavelmente a relação está prestes a acabar.

Como evitar esses maus hábitos e salvar seu relacionamento?

  • Assuma as responsabilidades que cabem a você – um relacionamento é vivido por duas pessoas, e não uma só. Por isso, assuma a sua responsabilidade dentro do relacionamento e aprenda a admitir quando tem culpa. Às vezes, nosso erro está no simples ato de não nos colocarmos no lugar do outro. Isso pode virar uma bola de neve sem precedentes, afinal, quem quer se sentir incompreendido em uma relação a dois? Dica de ouro: ao conversar sobre uma situação conflituosa, inicie o papo se desculpando pelo seu deslize, por menor que seja seu erro. Isso vai fazer com que o seu parceiro se desarme e reflita sobre os erros dele também.
  • Saiba que o tempo não cura nada – ignorar seu parceiro por dias ou varrer a briga para debaixo do tapete não vai resolver nada. Muito pelo contrário: só tende a piorar o clima da relação. Dar um tempo para esfriar a cabeça e voltar depois para conversar com calma é excelente, mas deixar a situação de lado pode abrir um abismo entre vocês.
  • Conheça a si mesmo e ao seu parceiro – pode parecer bobo, mas vocês dois precisam descobrir a melhor maneira de agir em diversas situações. Por exemplo, que tal perguntar ao seu parceiro como você pode se comportar quando ele estiver irritado? Isso com certeza vai evitar muitas brigas calorosas. Quando estiverem mais calmos, conversem focados em resolver o problema que iniciou o desentendimento.
  • Dê um passo para trás – se um dos dois está se sentindo superior ou à frente do outro, é importante dar um passo para trás e lembrar que um bom relacionamento é feito de colaboração. São duas pessoas que devem estar lado a lado, caminhando juntos. Para isso, é importante estabelecer a cultura do elogio. Elogiar gera admiração mútua, que, por sua vez, é o antídoto perfeito para a arrogância que pode estar separando vocês.
  • Lembrem-se dos velhos tempos – o início do namoro, do noivado, do casamento… Tragam à memória as melhores histórias de vocês. Isso vai fazer com que vocês se lembrem por que estão juntos. 

Identificou algum desses hábitos destrutivos em seu relacionamento? Não precisa se desesperar. Com trabalho em equipe e muito amor, é possível desenvolver atitudes positivas, que resultarão em uma relação saudável, forte e duradoura. 

Mas se precisar de uma ajudinha extra, você já sabe: estamos aqui para acompanhar vocês nessa jornada! 

Entre em contato com a gente! Nós podemos ajudar vocês a construir um novo relacionamento ainda mais incrível!

Assista nossos vídeos no nosso canal.

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Decidir unir as escovas de dentes traz junto outras responsabilidades. Afinal, viver sob o mesmo...

No começo do namoro tudo é festa. É aquele mundo novo, cheio de novidades, paixão e alegria. A...

Casar é um sonho. Você conhece alguém, começa a caminhar junto, e desenvolve um relacionamento...

Deixe uma resposta