Como evitar discussões no namoro

Casamento  /   /  Por Casal Em Construção

No começo do namoro tudo é festa. É aquele mundo novo, cheio de novidades, paixão e alegria. A relação é novinha em folha e a gente só percebe as qualidades daquela pessoa que nos completa tão perfeitamente.  Praticamente não notamos os defeitos do outro, e se percebemos, estamos tão apaixonados que deixamos pra lá. 

É exatamente esse início que gera em nossas mentes a idealização de uma pessoa perfeita, que certamente cairá por terra em alguns meses. Não, nós não somos contra a paixão. Inclusive somos muito apaixonados um pelo outro até hoje. A questão é que, quando esse entusiasmo inicial passa, começamos a conviver mais e descobrir todos os lados do nosso par, e ele os nossos. 

Nesse processo, podem surgir situações e sentimentos que provocam brigas chatas entre o casal. Por isso, descobrir as causas e focar em soluções é a melhor estratégia para se antecipar e evitar discussões na relação.

Os 3 maiores motivos que geram discussões no namoro:

  1. Ciúmes – o ciúme é, de longe, uma das maiores causas de brigas em um relacionamento. Olhadas para o lado, amizades que parecem suspeitas… Para alguns casais, o que não falta é motivo para desconfiar do parceiro. Hoje, com tantas redes sociais, curtidas e comentários em fotos alheias são uma grande fonte de brigas entre os dois.
  2.  Falta de atenção e interesse – a solidão a dois é a pior das solidões. Afinal, nada pior do que viver com alguém que não te ouve e não se interessa pela sua vida. Sabe quando seu par está empolgado contando como foi o dia dele, e você não sai do celular? Essa atitude faz com que ele pense que não é interessante para você. Isso gera insegurança, insatisfação e… briga. 
  3. Opiniões distintas – apesar de buscarmos nos relacionar com pessoas semelhantes a nós, é impossível encontrar alguém que pense exatamente como a gente. Ainda assim, quando estamos com alguém com opiniões distintas ou até opostas às nossas, temos a tendência de querer impor nosso posicionamento como verdade absoluta, invalidando as ideias do parceiro e abrindo precedentes para discussões.

Agora que você já sabe as principais causas, veja como evitar brigas em seu relacionamento:

  • Tenha empatia – quando seu par vier falar sobre algo que o deixou chateado, antes de rebater ou se defender, tenha empatia. Se colocar no lugar da outra pessoa é o segredo para acabar com as brigas. Quando temos empatia, deixamos de fazer o que não gostaríamos que fizessem com a gente, e esse já é um ótimo começo, né?
  • Desenvolva segurança em si – para deixar o ciúme de lado, é importante ter consciência do que é fruto da nossa própria insegurança e o que não é. Invista em você, se torne uma pessoa pela qual você se orgulha, seja seguro de si. Lembre-se que achar outras pessoas bonitas é completamente normal, desde que isso não se torne desejo. Ou seja, saiba elucidar o que é e o que não é motivo de ciúmes. Se o seu par está dando motivos concretos para te deixar inseguro, vale a pena parar, conversar e deixar claro que isso não pode continuar acontecendo. Respeito é fundamental em qualquer relação.
  • Confiança mútua – vamos supor que você já seja uma pessoa segura de si, mas surgiu aquela pulguinha atrás da orelha. Quando existe confiança mútua entre os dois, não há espaço para dúvidas. E essa confiança mútua é construída dia após dia, com muito diálogo, sinceridade e compreensão.
  • Faça combinados prévios – quando existem acordos, o espaço para desentendimentos é mínimo. Por exemplo, combinem com antecedência o que vocês vão fazer no fim de semana. Deixem estipulado um momento para ficar longe do celular. Tenham momentos de atenção plena um para o outro. Essa pequena atitude vai transformar a maneira com que vocês se relacionam.
  • Respeite as diferenças – pensar diferente faz parte. O que não pode fazer parte da relação a dois é a imposição de opiniões e o desrespeito quando o outro não concorda com você. Ouça, respeite, não deboche. Seja aberto a outras formas de pensar e aprenda coisas novas. Você vai amar essa nova forma de se relacionar e de viver a vida.

Que tal você e seu par colocarem a mão na massa e começarem a por em prática essas atitudes que vão evitar discussões no namoro de vocês? Nós podemos ajudar. Afinal, com mais de vinte anos de relacionamento, aprendemos as melhores técnicas para deixar os desentendimentos bem longe da nossa vida a dois. 

Entre em contato com a gente, vai ser um prazer compartilhar nossos aprendizados com vocês!

Assista nossos vídeos sobre o assunto no nosso canal.

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Decidir unir as escovas de dentes traz junto outras responsabilidades. Afinal, viver sob o mesmo...

A ideia de que só o amor sustenta um relacionamento é tão ultrapassada, que deveria ficar apenas...

Casar é um sonho. Você conhece alguém, começa a caminhar junto, e desenvolve um relacionamento...

Deixe uma resposta