Como sair da rotina do casal?

Casamento  /   /  Por Casal Em Construção

O dia a dia é assim: uma loucura completa. Trabalho, filhos, casamento, amigos, família e ainda precisa sobrar tempo para cuidar de si. Para dar conta de tudo, criamos mapas mentais e sistemas de comportamento que se repetem todos os dias. Acordar, tomar banho, escovar os dentes, arrumar as crianças para a escola, tomar café, trabalhar… Quando você percebe, já foi engolido pela rotina.

De fato, sem a rotina fica muito mais difícil concluir todas as nossas tarefas sem deixar nada de fora. O cérebro gosta de trabalhar assim, no automático. É por isso que sair da rotina é tão difícil e desconfortável.

Quando não prestamos atenção, as áreas de nossas vidas que precisam ser alimentadas diariamente podem acabar morrendo de desnutrição. E o casamento é uma delas. Se o seu relacionamento caiu na rotina e você não sabe o que fazer para não deixar as coisas esfriarem, fique calmo. Nós temos as dicas certas para você.

Combinem programas inusitados.

Para quebrar a rotina, nada melhor do que se jogar em programas que fogem da monotonia do dia a dia. Conhecer lugares diferentes, se aventurar a fazer coisas que nunca fizeram antes e até reproduzir o primeiro encontro são ótimas alternativas para não deixar a relação esfriar.

Quando fazemos algo novo, nosso cérebro libera o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar – a famosa serotonina. E essa serotonina pode fazer uma enorme diferença na vida dos casais que moram juntos e estão querendo sair um pouco da mesmice do cotidiano, afinal, quanto maior a sensação de alegria e satisfação, menores as chances de se estressar com facilidade.

Por isso, chame seu par para falar sobre as possibilidades. Uma trilha no fim de semana, uma viagem rápida no fim do mês ou um cineminha – tudo vale a pena quando a meta é sair da rotina do casal.

Façam também coisas sem programar.

Mudando um pouco o cenário anterior, precisamos falar sobre os casais que acabam caindo na rotina justamente por viverem presos nos detalhes. A zona de conforto pode ser boa, mas também pode ser sufocante. Se esse for o seu caso, tentem fazer programas inusitados sem programar.

Em vez de irem para a cama no mesmo horário de sempre, por que não saem para dar uma volta de mãos dadas? Só de fazer um passeio diferente ao ar livre, vocês já vão ganhar uma sensação de renovação, diferente das obrigações do dia a dia.

Um bom relacionamento é construído com muito comprometimento e sabedoria para encarar as necessidades de mudança que surgem no caminho. Não deixem que a rotina impeça você e seu par de se aventurarem cada dia mais!

Eliminem as distrações (e isso significa deixar o celular de lado de vez em quando)

Sair da rotina, às vezes, significa se desligar totalmente das obrigações. Com a correria do trabalho, dos estudos e das outras áreas de nossas vidas, acabamos aprisionados nas tarefas e estamos sempre com a cabeça em outro lugar.

No trabalho, pensamos nos filhos; quando estamos com os filhos, pensamos no marido ou na esposa; quando estamos com o par, voltamos a pensar no trabalho. E assim, sem perceber, vivemos um ciclo de ansiedade que nos freia de viver o presente.

Quando você e seu amado estiverem juntos, busquem ter um tempo de qualidade, sem distrações. Deixem os celulares e os problemas de lado por um tempinho. Isso com certeza irá transformar e fortalecer a relação de vocês.

Encontrem um hobby juntos.

Uma forma de sair da rotina e, de quebra, ter aquele tempo de qualidade que sugerimos ali em cima é encontrar um hobby que vocês dois gostem e façam juntos. Aula de culinária, pintura, corrida, dança, esportes… As opções são muitas, e com certeza vão fortalecer a união e a parceria entre vocês. Isso porque, independente do hobby escolhido, novos desafios surgem, e a chance de cair na rotina fica cada vez menor.

Invistam na intimidade.

Para manter a chama, a dica é ousar. Como era a vida sexual de vocês no começo do namoro? Provavelmente muito apimentada, porém com pouca intimidade e entrosamento. Com anos de relacionamento, a gente passa a conhecer melhor os gostos do nosso par, e a intimidade fica ainda mais gostosa de ser explorada.

Com a rotina, o sexo muitas vezes acaba ficando de lado na relação, e isso é um sinal que não pode ser ignorado. Casais precisam de toque, carinho e prazer. Conversem e definam como vocês podem esquentar as coisas quando estiverem a sós. Com consentimento, vale tudo – do sex shop ao motel, das fantasias aos jogos eróticos ou até mesmo uma simples noite romântica. O importante é não deixar a rotina esfriar a chama entre vocês!

Prestem atenção na vida um do outro.

Receber atenção é afrodisíaco. Saber que existe alguém prestando atenção em você apesar de toda a loucura do dia a dia é apaixonante. Por isso, demonstre que você está atento ao momento que seu par está vivendo. Surpreenda-o com pequenas atitudes de cuidado. Por que não cozinhar aquele prato que ele comentou rapidamente que estava com vontade de comer? Ou surpreendê-lo com uma massagem em um dia estressante? Se for para ter uma rotina, que seja o hábito de falar sobre seus sentimentos, ter gestos afetuosos, expor suas opiniões e demonstrar interesse na vida um do outro.

Para chegar aos 21 anos de relacionamento, nós tivemos que trabalhar (e muito!) para não deixar nosso dia a dia cair na mesmice. Se você e seu par precisam de ajuda para dar uma repaginada na relação, venham falar com a gente. Nada melhor do que um casal em construção ajudando outro, não é mesmo?

Confira mais vídeos com dicas no nosso canal do Youtube.

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Decidir unir as escovas de dentes traz junto outras responsabilidades. Afinal, viver sob o mesmo...

No começo do namoro tudo é festa. É aquele mundo novo, cheio de novidades, paixão e alegria. A...

A ideia de que só o amor sustenta um relacionamento é tão ultrapassada, que deveria ficar apenas...

Um comentário
 
  1. Pingback: Como evitar discussões no namoro | Casal Em Construção

Deixe uma resposta