Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'get_singular_template' not found or invalid function name in /home/familiaquadrada/www/wp-content/plugins/query-monitor/collectors/theme.php on line 69
Amandinha engessada | Família Quadrada

Amandinha engessada

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

Amandinha engessada

Lembram-se do probleminha das dobrinhas assimétricas da Amandinha?

Relembrando, logo na primeira consulta pediátrica da Amanda, a pediatra viu que as dobrinhas das pernas dela eram assimétricas e falou para levarmos a Amanda numa ortopedista.

A ortopedista pediu um raio-x, que detectou que a Amanda tem displasia congênita do quadril (só agora que eu descobri esse nome! Hehheeheh!). Isso quer dizer que o ângulo que o fêmur faz com o quadril é maior do que deveria ser. Se não for tratado, o fêmur pode acabar encaixando de forma errada no quadril e a pessoa ficar com uma perna mais curta que a outra ou ocasionar uma luxação.

A ortopedista começou o tratamento da Amanda mandando colocarmos 2 fraldas nela durante a noite. Depois, passamos a colocar as 2 fraldas o tempo todo.

Durante esses meses todos, tiramos raio-x do quadril da Amanda algumas vezes (mais ou menos de 2 em 2 meses), e a cada vez que levávamos o resultado, a ortopedista media o grau entre o fêmur e o quadril da Amanda e via que estava diminuindo (ou seja, o tratamento estava progredindo). Segundo ela, normalmente o bebê nasce com 30 graus e deve chegar a 20 graus com 1 ano.

Na semana passada, minha mãe levou o resultado do último raio-x pra ela, e ela mediu 27 graus em uma das pernas. Como na penúltima consulta estava com 24 graus, ela disse que o tratamento regrediu. A causa foi que a Amandinha quer ser uma bebê adiantadinha e já estava quase andando. Nesses 2 últimos meses, ela ficava praticamente o dia todo em pé e andando (se segurando nos móveis), o que a fazia ficar com as pernas fechadas.

Então, a ortopedista falou que teria que engessar as perninhas da Amanda, pra obrigá-la a ficar com as pernas abertas.

Ficamos morrendo de pena dela, e resistimos um pouco a essa idéia. Telefonei pra ortopedista e ela me explicou o que já tinha explicado pra minha mãe. Eu insisti em perguntar se não havia outro tipo de tratamento, mas ela disse que na idade da Amanda, só gesso mesmo. E falou que achava melhor engessar agora do que depois que ela já estivesse andando totalmente solta. E ainda disse que as crianças se adaptam super rápido ao gesso, e dão o seu jeito de se locomover (se arrastando).

Além de ter essa conversa com ela, também procuramos na Internet sobre esse problema, e todas as páginas que lemos falavam que o tratamento é com gesso mesmo.

Então, nos conformamos e decidimos ser fortes, pra conseguirmos distrair a Amandinha e fazer o máximo pra ela não sofrer! Nada de ficarmos pensando “tadinha dela”, porque temos fé que ela vai se adaptar muito bem e que o gesso vai corrigir rapidamente o probleminha dela. Logo logo ela estará correndo por aí! :)

Hoje não fui trabalhar pra levar a Amandinha pra colocar o gesso. A ortopedista falou que ia tentar engessá-la sem dar anestesia, e nós fomos para o consultório imaginando que a Amanda não ia parar quieta de jeito nenhum, já que muitas vezes é um martírio pra trocar a fralda dela. Imaginem pra imobilizá-la!

Mas, graças a Deus e ao pirulito de morango que a ortopedista deu pra Amanda, ela ficou quietíssima, nos surpreendendo! Ela nunca tinha chupado pirulito, então tanto o objeto quanto o gosto eram novidade pra ela, aí ela se amarrou! Ficou se deliciando e se lambuzando com o pirulito, e ainda oferecia pra mim e pro médico que estava ajudando! Hehehehehe!

Bom, mas como ela teria que ser engessada mesmo, ao menos teria que mostrar que é minha filha e adora cor de rosa, né? Vejam só que charme! :)

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog!

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

43 comentários
shadow-ornament

  1. LILIANE MARONÊS 4 de agosto de 2014 at 10:06 Responder

    OLÁ. BOM SABER MAIS SOBRE ESSE PROBLEMA,POIS MINHA PEQUENA LETÍCIA QUE HOJE ESTÁ COM 10 MESES COLOCOU O GESSO HÁ 6 DIAS E EU ESTOU SOFRENDO DEMAIS AO VÊ-LA NESSAS CONDIÇÕES…É UMA PRISÃO,UMA TORTURA………….ESTÁ SENDO MUITO DIFÍCIL PARA EU ACEITAR ISSO TUDO…….SEI QUE NA TEORIA TUDO VAI PASSAR,VAI DAR TUDO CERTO,ETC……MAS NA PRÁTICA DÓI DEMAIS VER A AGONIA DELA……………

    • Mônica Japiassú 4 de agosto de 2014 at 10:19 Responder

      Liliane, bom dia! Posso dizer que sei exatamente o que você está sentindo, já que a Amanda, minha filha, também foi engessada aos 10 meses de idade. É normal nós, mães, sentirmos pena dos nossos bebês nessa situação, mas acredite: os bebês se adaptam rapidamente às situações difíceis! Em vez de sentir pena da Letícia, estimule-a a tentar se arrastar pelo chão para pegar brinquedinhos. Sente no chão e brinque com ela, demonstrando alegria. Minha filha conseguiu se arrastar e até engatinhar com o gesso, naquela época. No final, ela já ficava até com a coluna ereta, “ajoelhada” no chão. Dois meses e 10 dias depois, ela tirou o gesso, ficou curada do probleminha que tinha, e aprendeu a andar uma semana depois. Confie na capacidade de adaptação de sua filha e encoraje-a a superar esse obstáculo, Liliane. Vai valer a pena! :) Beijos!

  2. Alessandra 10 de janeiro de 2012 at 00:57 Responder

    Oi Monica, Minha filha(hj c/ 3 anos) nasceu com o mesmo problema a Amanda, no dia em q ela nasceu foi diagnosticado ela ficou usando um suspensorio por 4 meses e ficou curada. Pra nossa suspresa nossa segunda filha (hj c/ 1 ano)nasceu c/ o mesmo problema so q um pouco mais grave. Moramos aki nos EUA e durante todo esse tempo de pesquisa nada me tranquilizou mais do que ler comentario sobre a Amanda. Eh q minha filha irar fazer uma sirurgia este mes e irar umar gesso. :( Como esta a Amanda hj ? ficou curada? e sua segunda filha? O Ortopedista da minha filha falou q eh comum o mesmo problema aparecer nos proximos filhos q eu tiver…. :(

  3. Rafaella Lima 4 de abril de 2010 at 15:58 Responder

    OI gente ! Adorei o blg de vcs !!!E gostaria de uma ajuda, meu filho tem 19 meses e moro ak na Italia com ele, ele tem uma perna bem mais curta q a outra e ak as pessoas falam q ele so pode operar com 12 anos !!! Tbm vai fazer um esame para verificar se é uma anomalia genetica e se todo o lado esquerdo é menor q o direito.Isso td me deixa mto insegura pq os medicos ak n tem passam segurança nem se preocupam mto com vc.
    Enfim preciso de uma orientaçao.Obg ! é boa Pascoa…rs

  4. giovana 24 de agosto de 2007 at 14:28 Responder

    Minha filha tb nasceu com luxaçao congenita do quadril, teve que usar o gesso ate 1 ano, como eu sonhava em dar um banho nela e que toda aquela historia de gesso acabasse logo……e o tempo passou rapido , quando ela tirou o gesso fiquei uma hora no banho com ela, tudo passou e o nosso esforço valeu…..hoje o femur esta encaixado e tudo correu bem, vamos ao ortopedista de cada 6 meses…..
    Que Deus abençoe a vcs
    Giovana

  5. Nanny 13 de dezembro de 2006 at 15:16 Responder

    Mônica, Papai e Amandinha

    Adorei o blog de vocês! Embora não seja mamãe (ainda) fico sempre emocionada ao ler seus textos !!! Parabéns! Continue postando! Beijos

  6. silvia 29 de janeiro de 2006 at 13:57 Responder

    olá parabéns pela amandinha ele é mesmo linda mesmo com o gessinho.eu ñ tive a mesma sorte q ela tenho 38 anos e no meu tempo o médico ñ colocou gessinha na minha perna e tenho a perna mais curta q a outra mais sou feliz sou casada a 18 anos tenho 2 meninos de 17 e 12 e 1 menina de 11.se puder visite o site eel meu marido.q DEUS abençoe vcs e a AMANDINHA .

  7. VILMAJAPI 30 de novembro de 2005 at 13:48 Responder

    EU NÃO GOSTEI DE VER A AMANDINHA ENGESSADA E EXPOSTA NA INTERNET. FUTURAMENTE ELA PODE NÃO GOSTAR DESSE MOMENTO E NÃO DESEJAR QUE TODOS A VEJAM ASSIM, APESAR DE ESTAR REGINDO MUITO BEM E DE VOCÊS ESTAREM SUPERANDO ESTA FASE DIFÍCIL COM TANTA TRANQÜILIDADE. MAS ISSO É APENAS UMA OPINIÃO DE TIA-AVÓ.

  8. Erika Galluzzi 25 de novembro de 2005 at 02:05 Responder

    Olá!
    Estava navegando atrás de pessoas que estivessem passando por esse problema! Minha filha tem 8 meses e já está engessada faz 3 meses…tem sido uma barra…ao ver a foto da Amanda chorei muito, pois sei o quanto é dificil ver a criança assim…….
    Espero que isso passe logo!
    Um abraço !e muita força!!!

  9. Adria (madrinha junto com o Leo) 13 de novembro de 2005 at 22:25 Responder

    Ohhhhh meu Deus! Eu fico um tempinho sem vir aqui e qdo venho vejo a Amandinha engessada! Puxa vida, mas quem é rainha nunca perde mesmo a majestade ela está linda com esse gesso cor de rosa!
    Tomara que ela fico logo boazinha!
    Que Deus abençoe muiiito vcs três!

  10. Suzana 10 de novembro de 2005 at 16:43 Responder

    Oi, monica…
    nao te conheco mas estou navegando pela internet atras de mamaes que ja tiveram seus bebes engessados e foi quando achei voce e sua filhinha linda!!
    meu bebe de 4 meses, acabou de ser operado e colocou o mesmo gessinho que ela, fazem so 4 dias…
    seria muito bom poder conversar com voce e tirar algumas duvidas e esclarecer algumas angustias que ainda tenho…
    por favor , se puder, me contate no meu email [email protected]
    obrigada!
    beijos,
    Suzana e Romeo

  11. MoM 10 de novembro de 2005 at 11:45 Responder

    Mesmo engessadinha, a princesinha não perde o bom humor! que menina linda! vai ficar boazinha com o tratamento! Bjos!

  12. Pa 7 de novembro de 2005 at 01:27 Responder

    Oi,Monica?Qto tempo a Amandinha vai ter q ficar com o gesso?Alias mto fashion..hihi…todo rosa!Mto fofa!Dá peninha,mas melhor agora q ela é pequenininha e eh mais facil corrigir ne?Beijins…

  13. Rosana & Bellinha 5 de novembro de 2005 at 02:09 Responder

    Oi Monica
    Demorei pra comentar pq meu pc estava ruim , estava não ele é ruim !!!!
    Mas o gesso…
    Como vc mesmo disse não vamos ficar falando tadinha da Amandinha , tudo tem seu lado bom na vida e neste caso o lado bom é que graças a Deus a Amandinha tem uma familia maravilhosa que alem de ama-la imensamente ´tem esclarecimento suficiente para trata-la da melhor maneira possivel , não fosse pelo fato de vcs serem pais muito atentos talvez não tivessem descoberto isso . é obvio que fica a preocupaçaõ e o desejo de que tudo isso passe o mais rapido possivel . Mas já já estaremos comemorando a recuperação total da Amandinha e babando muito com os passinhos da pequena.

    ps: ela é linda de qualquer jeito… ficou um charme de gesso rosa !!!!

    Beijos carinhosos e fiquem com Deus.

    Rosana e Bellinha

  14. Édina 5 de novembro de 2005 at 00:57 Responder

    Oi Monica…
    Tem tanto tempo que eu não passo por aqui… Caramba, como a Amandinha tá grande!!
    Bom, quanto ao gesso… É um “mal” necessário… Vale a pena pensar que daqui a pouco ela vai estar ótima, correndo yudo e fazendo aquela bagunça!! rs
    Fiquem com Deus…
    Beijinhos!

  15. Tushinha 4 de novembro de 2005 at 23:36 Responder

    Oh mas ela fica linda de qualquer maneira. Bikine com trekinhus pendurados, gessinho, mimindo… muito fofuxa essa Amandinha! E claro, com fé em Deus isso tudo passará rapido e ela ficará livre dessa meiona rosa.
    kixessss

  16. Neuraci Muniz 4 de novembro de 2005 at 20:58 Responder

    Oi Mônica!
    Que chato ter que engessar a linda da Amandinha, mas…como é para o bem dela que seja assim né?
    Hoje conversei com a danone e ela me contou, acabei de entrar no blog e ver como ela ficou linda de gesso rosa.
    Torço por vocês!
    Abraços.

  17. Paula Machado 4 de novembro de 2005 at 09:38 Responder

    MoJ,
    Tenho certeza de que já já a Amandinha tirará o gesso e ficará ótima desse probleminha. Dá uma dó vê-la engessadinha… E mesmo assim ela continua sorridente. Uma fofa mesmo! Td de bom para vcs. Bjks

  18. Paula Scavone 4 de novembro de 2005 at 09:16 Responder

    oi Moj, vai dar tudo certo com a sua princesinha! desde pequena ela já esta mostrando uma grande personalidade heim!!!
    que fofura
    bjssssss

  19. giselle 4 de novembro de 2005 at 00:08 Responder

    gente tadinha, mas com a torcida que amandinha tem, logo logo ela vai ficar boa! e vai é dar trabalho pra vcs! 😉

  20. Lu Ferraz 3 de novembro de 2005 at 18:29 Responder

    Olá! Esperta como é a Amanda, vai tirar de letra. E a propósito, ela está LINDA!! Um amorzinho.
    Bjus

  21. Dany e Isadora 3 de novembro de 2005 at 16:24 Responder

    Mô vai dar tudo certo! esse gesso rosa tá um charme! tenha fé que logo esse problema vai ser sanado e a Amandinha vai andar muito por aí!! depois nos conte mais sobre qto tempo ela vai ficar e como ela está se adaptando! tudo de bom e muita paz!!beijos

  22. Gabi 3 de novembro de 2005 at 13:09 Responder

    hahahaha de gessinho rosa! Tá um charminho! Com certeza vai melhorar rapidinho 😉

    Beijinhos

  23. Dani Batalha 3 de novembro de 2005 at 09:56 Responder

    Monica,
    Espero que tudo esteja bem e a Amandinha também. Conheço a Dra Ana Claudia, assim como a Glória, e te garanto que ela é uma excelente profissional. Eu, como mãe, agiria exatamente como você.
    Te admiro a beça!
    Bjs, Dani

  24. Lilian 3 de novembro de 2005 at 09:17 Responder

    Monica,
    Que pena que a pequenininha teve que engessar…mas espero que Deus de força a voces para vencerem os obstaculos!
    PS: nao sei o meu problema é igual da amandinha…mas eu tenho um desvio de bacia o que me deixa com uma perna maior que a outra(aho que 1cm)…porem o unico problema que isso de ocasiona é na diferença para fazer bainha na calça :)

  25. Ciça 2 de novembro de 2005 at 17:37 Responder

    Mô J.

    Sua filhota está uma graça!!! Tenho certeza que já, já a Amadinha estará ótima, aprontando mil e uma!!! Estaremos torcendo por ela!!!

    Um beijo,

    Ciça e Bia

    P.S. Se precisar de alguma coisa o meu irmão é ortopedista, viu?!

  26. Paty madrinha preferida 1 de novembro de 2005 at 19:48 Responder

    Tadinha dela…
    Poooo… vou pedir mais uma vez
    deixa eu ver as radiografias!!!!!!

  27. Mi e bb 1 de novembro de 2005 at 19:46 Responder

    Mo
    A Amandinha conseguiu ficar tao fofa com o gesso e com uma carinha tao boa, que parece q o probleminha eh minimo.
    Boa sorte pra vcs com o tratamento.
    bjos

  28. stefani 1 de novembro de 2005 at 19:15 Responder

    a meu deus a amandinha e muito linda adoro muito ela

  29. stefani 1 de novembro de 2005 at 19:15 Responder

    a meu deus a amandinha e muito linda adoro muito ela

  30. stefani 1 de novembro de 2005 at 19:15 Responder

    a meu deus a amandinha e muito linda adoro muito ela

  31. stefani 1 de novembro de 2005 at 19:14 Responder

    oi

    coitadinha dela e um problema de nacensa? seu flog esta sempre bombando

  32. Tatiane 1 de novembro de 2005 at 18:48 Responder

    Oii..intaum…nunca deixei nenhum comentario aqui…mas faz um tempinho q encontrei por acaso seu blog num site de busca e me encantei logo de cara com suas fotos,suas histórias detalhadissimas,o quartinho da sua bebe linda…e acabei lendo td q vc postou desde o inicio…me cadastrei e semprei vejo seus posts e fotos novas…bom mas hj qd vi a foto da Amanda assim com esse gessinho…nem aguentei…vim deixar esse recadinho pra dizer q vou estar orando por ela e pela familia linda de vcs q por acaso acabei “conhecendo” aqui..td de bom pra vc e parabéns pela filha linda…bjinhus pra Amanda

  33. Carla e Erick 1 de novembro de 2005 at 18:18 Responder

    mas mesmo com gesso esta um charme só, parece a penelope charmosa assim toda de rosinha linda linda..
    deicho aqui a minha oração preferida e fico na torcida que o papai do céu abençoe e que logo tudo se resolva
    Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador se a ti me confiaste a piedade divina sempre, a rege a guarde a governe e a ilumine amem
    um grande beijo
    Carla e Erick

  34. Dani e afilhadas 1 de novembro de 2005 at 17:50 Responder

    Mesmo de gesso, a Amanda é uma bebezinha linda linda. E chiquérrima, até o gesso é rosa hehe.
    Quanto tempo ela terá que usar o gesso?
    Beijos e se Deus quiser, tudo dará certo no tratamento

  35. Viliane Guedes 1 de novembro de 2005 at 17:31 Responder

    Ela está linda..Parabéns Carlos…

  36. Viliane Guedes 1 de novembro de 2005 at 17:31 Responder

    Ela está linda..Parabéns Carlos…

  37. Viliane Guedes 1 de novembro de 2005 at 17:30 Responder

    Ela está linda..Parabéns Carlos…

  38. Sânia 1 de novembro de 2005 at 17:21 Responder

    Fiquei com uma peninha da Amandinha, mesmo sabendo que é para o bem dela, confesso que tem que ser muito forte pra aguentar… mas se Deus quiser vai dar tudo certo. Mas que é uma judiação isso é…Espero que não seja por muito tempo esse gesso, não é mesmo?

  39. Andréa Gennari (Deca) 1 de novembro de 2005 at 17:15 Responder

    MoJ…. Mesmo engessadinha é uma coisa fofa, né?
    Tenho certeza de que esse período vai passar rapidinho e ela só vai se lembrar pelas fotos que teve que passar por isso… Olha só, a filha de uma amiga, que hoje está com 27 anos, passou pela mesma situação da Amandinha e ficou tudo bem. Com o avanço da medicina desde então, imagina só como a Amandinha vai ficar???
    Um super beijo,
    Deca

  40. Cláudia 1 de novembro de 2005 at 17:02 Responder

    Ai meu Deus!
    Que coisa lindaaaaaaaaaa.
    Mas por outro lado, deve dar uma dó vê-la assim né?
    Mas com bebês a adaptação é sempre mais fácil.
    Com certeza a melhor coisa que vocês fizeram foi resolver esse problema enquanto ela está pequenininha.
    Super beijo e melhoras para a Amandinha,
    Cláudia & João Pedro

  41. Si Esposa Chic 1 de novembro de 2005 at 16:59 Responder

    MoJ, Primeiro, tenho que te dizer que realmente ela está uma gracinha de rosa!! Que bom que ela está bem, pelo menso por enqt… Fé que daqui a pouco isso passa e a Amandinha vai estar toda serelepe correndo por aí! Bjs, Si

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>