Como falar para seu filho ouvir

Casamento, Filhos  /   /  Por Mônica Japiassú

Lembram-se do livro Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar, que  já indiquei aqui, aqui e aqui? Ontem aconteceu uma situação que me fez lembrar das técnicas do livro.

Estávamos na casa do vovô, e a Letícia estava brincando com a Amanda e a prima Manuela no quintal. De repente, as três entraram correndo dentro de casa, e a Letícia correu para o colo do Marcelo.

Atrás vieram as tias que estavam brincando com elas, contando que elas haviam visto um gato passar correndo por perto – e elas saíram correndo em seguida! Heheheheh!

Enquanto a Amanda e a Manu voltaram a brincar no quintal logo depois do susto, a Letícia ficou agarrada no Marcelo, quase chorando.

Todos que estavam lá tentaram fazê-la voltar a brincar lá fora, falando que o gato não faz mal a ninguém, não morde, que ele tinha ido embora e não ia voltar, que a gente o espantaria se ele voltasse, mas nada adiantou. Ela continuou com aquela carinha de desespero no colo do Marcelo.

Então eu lembrei do livro e pensei em inventar uma história, pra entrar no mundo de fantasia da Letícia:

– Letícia, você sabia que eu já ganhei uma medalha de ouro* de maior assustadora de gatos? Participei de um concurso pra ver quem assustava mais gatos, e eu tirei primeiro lugar assustando 100 gatos! Sabe quantos gatos o segundo lugar assustou? Só 50…

– É? E o terceiro lugar?

– Só 30.

– E o quarto lugar?

– O quarto assustou 20, e o quinto assustou só 5.

– E o sexto?

– Ih, só 2.

– E o sétimo?

– Não teve mais sétimo, nem oitavo, porque ninguém mais conseguiu assustar nenhum gato. E eu ganhei uma medalha de ouro bem grande, com o desenho de um gatinho bem fofinho.

– É?

– É sim! E se esse gatinho que você viu lá fora passar por aqui de novo, a maior assustadora de gatos aqui vai botar ele pra correr! Vamos lá?

Ela saiu do colo do Marcelo, me deu a mão e foi comigo para o quintal. E ainda contou para os outros que eu tinha ganhado a tal medalha de ouro por ter assustado 100 gatos! Heheheheh!

*Vez por outra, o Marcelo fala para a Amanda e a Letícia que eu ganhei medalha de ouro em algum concurso, só para me exaltar. A Amanda já fala logo que sabe que é mentira, mas a Letícia ainda acredita, às vezes.

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Quem me conhece há algum tempo já deve ter percebido que, se eu tiver que resumir o sucesso de um...

Você sabia que 69% dos conflitos entre casais são insolúveis?Isso significa que existe uma grande...

Como você e seu amor reagem quando aparece um problema entre vocês? 1) Tentam achar o culpado...

7 comentários
 
  1. selene 5 de agosto de 2013 at 19:22 Responder

    Demaiiiiiiiiiiiis !!!!!! Eu vou copiar essa histórinha para meus filhos eles tem muito medo a noite. Amigos minha net e meu computador estão consertado. Voltei pra comentar um grande beijo nos quatros. Selene

    • Mônica Japiassú 6 de agosto de 2013 at 10:10 Responder

      Oi, Selene! Que bom te ver de volta aqui! Estávamos sentindo sua falta! 🙂 Bem-vinda de volta! B-jão!

  2. Lúcia Japiassú 4 de agosto de 2013 at 21:53 Responder

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH…boa!

  3. Tia dinda Paty 4 de agosto de 2013 at 21:05 Responder

    Foi a cena mais engraçada ver a Amanda voando carregando a corda por causa do gato!

    • Mônica Japiassú 4 de agosto de 2013 at 21:41 Responder

      Hahahahah! Tadinha!

  4. Lúcia Japiassú 4 de agosto de 2013 at 20:55 Responder

    E se ela pedir para você mostrar a medalha? 🙂

    • Mônica Japiassú 4 de agosto de 2013 at 21:42 Responder

      Ela pediu ontem mesmo! Hehehehe! Eu contei sobre o incêndio que teve e que queimou minhas medalhas de natação, ginástica olímpica – e do campeonato de assustar os gatos! Hahahahah!

Deixe uma resposta