Livros que já li sobre educação de filhos

Filhos  /   /  Por Mônica Japiassú

Desde que a Amanda nasceu, já li diversos livros sobre bebês/crianças, e resolvi comentar um pouco sobre cada um aqui hoje:

– A vida do bebê no útero (Peter Nathanielsz)

Não lembro muito bem dele e não dá pra relembrar agora porque ele está emprestado, mas lendo o resumo sobre ele na Saraiva, lembro vagamente que não gostei muito, pq ele não fala de coisas tão práticas. Acho que ele se baseia muito em estudos sobre nutrição e doenças que a mãe tem e pode passar pro filho e para as próximas gerações se não se cuidar.

Bem, alguma coisa boa a gente sempre tira, mas acho que não vale a pena comprá-lo.

– Conversando sobre bebês: do nascimento aos 3 anos (Brigitte Thévenot e Aldo Naouri)

Não gostei muito da linguagem utilizada nele. Não é um livro que prende sua atenção e que faz você querer ler todinho de uma vez.

– Criando bebês (Dr. Howard Chilton)
– Criando meninas (Gisela Preuschoff)

Apesar de não serem do mesmo autor, os 2 livros acima seguem um mesmo padrão. Adorei os dois! Eles são do tipo que prendem sua atenção. A
diagramação deles é bem legal, com quadros que ressaltam alguma coisa, dicas listadas em tópicos etc.

– Sinais – A linguagem do bebê (Linda Acredolo e Susan Goodwyn)

Adorei esse livro! Ele mostra como ensinarmos nossos bebês a se expressarem através de sinais antes de aprenderem a falar. Mostra várias fotos de
crianças fazendo alguns dos sinais que elas ensinam, além de contar tantas outras histórias. No fim do livro há ilustrações de todos os sinais que
podemos ensinar aos nossos bebês. Vale a pena!

– Nana Nenê (Sylvia de Béjar e Eduard Estivill)

Odiei esse método! Sou totalmente contra deixar o bebê no berço chorando, se esgoelando até dormir de cansaço. E é basicamente isso que esse livro ensina.

– Soluções para noites sem choro (Elizabeth Pantley)

Esse é o oposto do Nana Nenê. Não cheguei a seguir o método à risca, preenchendo as planilhas, mas adorei ler o livro e aplicar algumas das técnicas que ele ensina. Com o próximo filho, vou ler o livro novamente quando ainda estiver grávida, pra relembrar e tentar aplicar o método desde o início.

– Filhos autônomos, filhos felizes (Cris Poli)

Esse livro é da Cris Poli, a Supernanny do Brasil. Achei bastante interessante! É um livro de fácil leitura, e como eu adoro o programa e as técnicas dela, adorei o livro também. Ela dá várias dicas que também dá no programa da televisão.

– Limites sem trauma (Tania Zagury)

Acabei de ler esse livro na semana passada, e achei muito interessante. A autora é a Tania Zagury, que já escreveu vários outros livros sobre educação
para crianças. Esse livro ensina os pais a impor limites aos filhos sem a necessidade de ficar gritando com eles ou batendo, com muitas dicas legais, que dá pra seguirmos numa boa se tivermos disciplina e muita vontade de educar bem nossos filhos! Mais pro fim do livro, a autora escreve um capítulo para cada faixa de idade, dando dicas de como agir em cada uma delas.


– Pais brilhantes, professores fascinantes
(Augusto Cury)

Esse é o livro que estou lendo atualmente. No início dele, achei o autor pretensioso demais, mas ao longo do livro fui gostando do que ele expõe, e acho que está valendo muito a pena!

– Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar (Adele Faber e Elaine Mazlish)

Esse foi o melhor livro que já li até agora! Achei MUITO legal! São 2 autoras, cada uma mãe de 3 filhos, se não me engano, que ensinam técnicas muito interessantes e fáceis de seguirmos. E se conseguirmos segui-las, certamente formaremos filhos que saberão dialogar sempre, lutar pelo que querem com justiça e sem ficar fazendo pirraça. Já fiz um post aqui falando mais detalhes sobre esse livro assim que acabei de lê-lo.

Recomendo a todos! Porém, a maioria das técnicas só podem ser aplicadas com crianças que já entendem o que estamos falando, e algumas delas só com crianças que também já sabem falar de tudo.

Ah! Outra coisa bastante interessante nesse livro é que ele traz várias ilustrações em quadrinhos, mostrando como devemos e como NÃO devemos fazer com nossos filhos.

E vocês, recomendam algum outro livro sobre educação de filhos?

P.S.: Paty, pode deixar que no próximo post colocarei uma foto da Amanda com a Manuela! Elas também formam uma dupla do barulho, e merecem um post juntas! 🙂

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Nesse últimos 3 meses, a Priscila evoluiu bastante! 🙂 – Está falando várias...

E ontem nossa caçulinha completou 2 aninhos!E passou tanta coisa pela minha cabeça:– Os 2 anos da...

– Mamãe, posso conversar com você? – Só um instante. Deixa eu acabar de fazer isso aqui e já podemos...

6 comentários
 
  1. Lilian 1 de agosto de 2007 at 09:13 Responder

    adorei seu post sobre as dicas de livros…..qd engravidar ou seguir as dicas!

  2. Lilian 1 de agosto de 2007 at 09:13 Responder

    adorei seu post sobre as dicas de livros…..qd engravidar ou seguir as dicas!

  3. Shamira 31 de julho de 2007 at 16:28 Responder

    Olá! como já tinha dito adorei ler a o vosso blog. Eu fui mãe a coisa de 1 mês e meio e estou super feliz com essa experiência. A minha Sara é um amor. Fico grata com as indicações que aqui mostras.

    Durante a minha gravidez também li alguns livros que me ajudaram basyante o se estava a passar comigo e com a minha bébé. Ajudaram-me principalmente a estar preparada para tudo no dia que ela nascesse.

    O parto foi uma cesariana pois ela era grandinha (alias continua grandona), tinha 4,2kg. A minha mãe ficou super nervosa e não queria deixar que me operassem, mas eu estava super calma graças as leituras que fiz, aprendi que a cesariana não é nenhum bicho de 7 cabeças.

    E agora que a minha princesa nasceu tenho estado a ler dois livros em simultâneo, sendo eles:

    – Amor, Humor e paternidade – até agora é bom, mas acho que não é tão prático como o outro. O que é bom é que faz o acompanhamento até aos 7 anos de idade.

    – Manual do bebe – muito pratico e com a leitura muito fluida. Tem montes de dicas fáceis as quais tenho seguido.

    Gostava de saber os detalhes de alguns livros que leste (autor, editora, etc):
    – Criando bebes
    – Criando meninas
    – sinais a linguagem do bebe.

    Fico muito agradecida se puderes ajudar-me. Pois se souber esses detalhes posso comprá-los.

    bjs aos 3

  4. Cris (mãe do Heitor) 31 de julho de 2007 at 13:39 Responder

    Oi Mônica,
    Obrigada pelas recomendações. Eu sou fã de leitura e também comecei estudar para ser mãe, antes mesmo do Heitor nascer! Estou morrendo de vontade de ler: “Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar”. Agora sabemos porque é uma menina tão educada, né? 🙂
    Bjs!
    Cris e Heitor.

  5. paty madrinha preferida 31 de julho de 2007 at 13:33 Responder

    Ah como anda o concurso????????

  6. paty madrinha preferida 31 de julho de 2007 at 13:32 Responder

    Ahhhhaaannnn acho bom, quero saber qd vai sair foto da dindinhaaaa tb!!!!!!
    Ahhh e depois vc me empresta akele livro “pais brilhantes professores fascinantes” q eu to doida pra ler!!!

Deixe uma resposta