Por que saudar São Jorge com fogos barulhentos às 5h da madrugada?

Casamento  /   /  Por Mônica Japiassú

Como a minha oração do ano passado não deu certo, só para não perder o costume vou fazer mais um post indignado com os fogos ensurdecedores às 5h da madrugada de um feriado.

Eu sinceramente gostaria de saber o motivo para o foguetório nesse horário. Se eu conseguir compreender o porquê disso, talvez não fique tão chateada nos próximos anos. Alguém se habilita a responder?

Fiquem com uma pequena amostra da barulheira que nos acordou hoje (passe o mouse por cima da imagem e clique no ícone do alto-falante, no canto superior esquerdo):

Gostou desta matéria? Leia estas também!

A Mônica da esquerda tem 35 anos. Está superfeliz porque está realizando um sonho de infância:...

Quem nos conhece sabe que a gente adooooooora jogar e brincar em família! Além de nos divertir...

Nosso casamento atingiu a maioridade!! 😍 E pra comemorar essa data tão especial, eu pedi para a...

26 comentários
 
  1. Denise 23 de abril de 2024 at 18:29 Responder

    Muita gente acusando intolerância religiosa nos comentários, mas não sabem que muita gente trabalha em dias de feriado como esse. Eu já trabalhei diversas vezes no dia de São Jorge destruída pq não consegui dormir. No meu bairro os fogos rolam o dia todo em determinados horários. Nem todo mundo compactua dessa celebração, então pq incomodar tanta gente que não tem nada a ver com isso?? Os fogos de ano novo pelo menos tem limite de duração e é uma ocasião realmente celebrada por pessoas no mundo todo, apesar de que algumas pessoas, principalmente idosos, dormem cedo e se incomodam com o barulho. Mas sinceramente, é uma falta de respeito ao espaço do outro. Uma coisa extremamente comum na capital do RJ, infelizmente. Falta de empatia e de se colocar no lugar do outro.

  2. Swee 23 de abril de 2024 at 18:07 Responder

    Eles soltam fogos pq são um bando de vagabundo

  3. Deca 23 de abril de 2024 at 15:35 Responder

    Os fogos são em comemorações as bençãos recebidas, tudo bem vocês não acreditarem, mas respeitar a religião do outro é ótimo! Não vai matar acordar alguns minutos e depois voltar a dormir o dia inteiro graças ao feriado de São Jorge! Menos intolerância e o mundo vai pra frente!

    • Denise 23 de abril de 2024 at 18:31 Responder

      “Voltar a dormir o dia inteiro” só se for pra quem não trabalha! Eu sempre trabalho em dia de São Jorge.

    • Sergio 23 de abril de 2024 at 20:23 Responder

      E que tal respeitar a saúde dos outros? Sou portador do espectro altista e hoje sofri muito, pelo barulho que é ensurdecedor e ainda mais pela recente “lei pra inglês ver” da prefeitura do Rio de Janeiro, que proíbe a execução de fogos barulhentos, mas deixa uma brecha para “ocasiões especiais” sem esclarecer quais seriam essas ocasiões. Além de quê, ninguém pra fiscalizar, ninguém pra dizer que basta… ou seja, pra mim, habitante do centro da cidade, pagador de impostos e trabalhador, não mudou absolutamente nada.

  4. Deca 23 de abril de 2024 at 15:32 Responder

    Engraçado toda essa intolerância mas adoram ir curtir o feriado de São Jorge, né? Se abominam tanto, porquê não pedem para trabalhar nesse dia? Vão viver a vida normal de vocês e aí sim vocês poderem reclamar. E não venham com “ah mas eu trabalho nesse feriado” e recebe por isso! Menos mimimi e mais respeito. Vejo várias igreja evangélicas berrando aos montes com caixas de som até altas horas ou o dia todo mesmo tendo varias casas em volta e não vejo reclamarem dessa forma. Detalhe: é o ano inteiro!

  5. José Augusto 23 de abril de 2024 at 05:34 Responder

    Hora da missa da alvorada , começando os festejos do Santo.

  6. José Augusto 23 de abril de 2024 at 05:33 Responder

    Hora da missa da alvorada

  7. Marcos 2 de outubro de 2023 at 21:03 Responder

    Porque não se pega o dinheiro gasto nesses foguetes e compram cestas básicas pra quem precisa, será que esse não seria a verdadeira reverência?O sentido cristão não é acima de tudo o respeito?E não fazer aos outros o que não queremos pra nós?

  8. Daiane 23 de abril de 2023 at 20:14 Responder

    Gente, todos falaram, mas ninguém explicou o porquê dos fogos! Rsrsrs

  9. Eduarda 23 de abril de 2023 at 12:02 Responder

    Lembrem-se que antes mesmo de vocês existirem, já existia São Jorge e as saudações para ele! Mais respeito, chega a ser nojento tamanha intolerância. Um ótimo feriado e SALVE JORGE, SALVE OGUM! ⚔️❤️‍🔥

  10. Leonardo Vastos 23 de abril de 2023 at 06:16 Responder

    Terra de símios é isso mesmo. Gente que faz o que quer sem se importar o quanto de gente será incomodada por essa palhaçada. Por isso é terra de putas e bandidos. Hoje, essa merda começou 4h, já são 6:15 e ainda tem doente mental soltando rojão.

  11. Rute 23 de abril de 2023 at 01:12 Responder

    os fogos de são jorge é a noite toda, os da virada do ano é só meia noite…😟 dificil dormir

  12. Ana Rocha 23 de abril de 2022 at 05:11 Responder

    Então. Não vejo uma explicação plausível para o excesso de barulho causado neste dia. Mas é aquilo, tradição é tradição. Estou, neste momento acordada ouvindo esses fogos, que começou às exatas 5h. Só um detalhe: Isso também acontece, à meia noite do primeiro dia do Ano Novo, exatamente com os idosos, crianças e animais tendo que ouvir e não vi a mesma indignação. Ah, estão acordados, é ano novo, não necessariamente. Eu, por exemplo não estou acordada neste horário e sou obrigada a acordar. Os animais não têm nada haver com isso. O fato é que, na impossibilidade de poder impedir, o negócio é aceitar.

    • Ana Rocha 23 de abril de 2022 at 05:21 Responder

      Só outro detalhe, a duração tem 15 minutos.

      • vt sheik 24 de abril de 2022 at 16:29 Responder

        todo ano essa putaria, to cheio de odio no coração pprt.

  13. Charles 23 de abril de 2019 at 10:33 Responder

    Salve! Só não entendo porque tanto desrespeito com esses fogos, pois prejudicam idosos, enfermos e principalmente os animais, que ouvem de 4 a 10 vezes mais que humanos. Ainda precisamos evoluir muito mesmo, lamentavelmente.

  14. Jorge Kleissoun 23 de abril de 2018 at 05:44 Responder

    Chega a ser atípica a quantidade de cachaceiros, bicheiros, milicianos, desocupados, cravados e pessoas com “cordaozao” de ouro entre esses “devotos”. Isso talvez explique a sua tolerância e educação.

  15. Renata Cristina 23 de abril de 2018 at 05:38 Responder

    Também gostaria de saber pq desse barulho de pedreiro quebrando parede as 5h da manhã. Acordei com esses barulhos tenho direito de saber, e ta 37 minutos de fogos seguido. POR QUE JESUS

  16. Carlos 15 de outubro de 2014 at 16:28 Responder

    Acordou, volta a dormir, já que é feriado. E VIVA SÃO JORGE!!!!!!

    • Mônica Japiassú 16 de outubro de 2014 at 08:48 Responder

      É por causa de pensamentos egoístas como esse que ocorre tanta falta de respeito ao próximo no mundo… Lamentável.

    • Re 6 de janeiro de 2022 at 00:10 Responder

      E idosos, autistas, bebês, animais, doentes em hospitais? Acorda e dorme de novo também? O Santo precisa desse foguetório? Se não fizer ele não atende ? Fieis sabem.pq vcs mesmos soltam esse fogos ou soltam.pqntodos soltam?

    • Leonardo Vastos 23 de abril de 2023 at 06:12 Responder

      Parabéns, chimpanzé.

  17. José (pai da Mônica) 24 de abril de 2013 at 09:15 Responder

    Em nome da religião, cometem-se absurdos!

  18. Lúcia Japiassú 24 de abril de 2013 at 09:13 Responder

    Veio sem o som dos fogos 🙂

    • Mônica Japiassú 24 de abril de 2013 at 10:15 Responder

      Tem que passar o mouse por cima da imagem e clicar no ícone do alto-falante, no canto superior esquerdo. Não sei por que ele vem desligado por padrão.

Deixe uma resposta