Dica: atividades com os filhos nas férias escolares

Casamento  /   /  Por Casal Em Construção

Ah, as férias… O que mais ouvimos por aí é aquela frase de sempre: “as crianças saem de férias, os pais começam a trabalhar”. Após um ano letivo inteiro, os filhos estão cansados de suas obrigações como pequenos seres humanos e ansiosos para colocar seus planos em prática nas férias que se aproximam.

Para muitos pais, o descanso da criançada é sinônimo de dor de cabeça. É um tanto compreensível, afinal, nem sempre conseguem conciliar sua pausa do trabalho com o recesso das crianças. Assim, todas as tarefas do dia a dia continuam iguais, com o extra de ter a molecada em casa. Pode parecer assustador, mas você pode transformar esse medo em uma nova experiência dentro (e fora) de casa com a criançada durante as férias escolares.

No dia a dia, é bastante comum que os olhos dos pais estejam voltados para questões mais sérias em relação aos filhos. Durante esse período, as preocupações giram em torno da saúde, notas escolares, trabalhos durante o bimestre ou trimestre e educação de um modo geral. Infelizmente, às vezes não sobra muito espaço para ter um tempo de qualidade e diversão entre pais e filhos. É exatamente por isso que as férias podem e devem ser vistas como um momento de muitas descobertas e cumplicidade em família.

Aproveitar os filhos nas férias é fundamental por diversos motivos. A diversão é muito importante, claro, mas o fato de estar verdadeiramente presente na vida de uma criança é o que tem o poder de transformá-la em um adulto saudável, feliz e independente. E é isso que nós queremos, não é? Formar pessoas amáveis e de bem com a vida.

Todos nós já fomos totalmente dependentes de nossos pais. Dependíamos deles para tudo:  se alimentar, andar, se expressar. E foram eles que iniciaram o processo de desenvolvimento da nossa autonomia, que nos tornaram adultos livres e com poder de boas decisões. Claro, nem todas as histórias são exatamente assim, mas independentemente de como fomos criados, com nossos filhos temos a chance de sermos os melhores pais que eles poderiam ter.

Por isso, o período de férias é perfeito para deixar as redes sociais de lado e aproveitar o tempo com os nossos filhos.

Olha só quanta coisa legal podemos fazer:

  • Dia da Jogatina (jogos de tabuleiro) – aqui em casa, nós amamos jogos de tabuleiro. A dica é reunir a família e passar o dia se aventurando em diversos tipos de jogos, como Imagem e Ação, Banco Imobiliário, Dix It, Twister… As opções são muitas.
  • Competição de Videogame – esta é uma opção econômica, divertida e saudável. Estimular a disputa saudável e ensinar aos pequenos que participar é mais importante do que ganhar é uma atividade de valor não apenas para as férias, mas para a vida toda.
  • Hotel Fazenda – caso os pais consigam conciliar suas férias às férias dos filhos e esta opção caiba no orçamento, vale a pena desbravar um hotel fazenda superdivertido. As crianças podem aproveitar o espaço livre, a natureza e aprender mais sobre o ecossistema. Legal, né? Aqui você pode ver algumas fotos de um hotel fazenda que já visitamos umas 10 vezes!
  • Passeios ao ar livre – brincadeiras ao ar livre sempre vão estar aí para divertir todo mundo. Pega-pega, esconde-esconde, futebol, vôlei, amarelinha… O que não faltam são opções para aproveitar um dia de férias. Em parques, por exemplo, ainda é possível fazer piqueniques deliciosos com os filhotes.
  • Receitas em família – mais do que diversão, cozinhar em equipe é uma atividade que ajuda a desenvolver a autonomia das crianças e o valor de servir a família com amor. Claro, criança fica longe do fogão, mas pode ajudar a fazer sobremesas, massas de bolo, de pizza… Então, que tal fazer todo mundo botar a mão na massa nessas férias?
  • Cineminha em casa – maratona de filmes ou desenhos é uma das atividades de férias favoritas aqui em casa. Além da diversão e do desenvolvimento do intelecto (afinal, cinema é arte), fazer pipoca em casa é bem mais barato do que comprar no cinema, não é mesmo?
  • Passeios temáticos – que tal dividir os dias por temas? No dia da natureza, é possível ir a zoológicos e aquários. No dia da história, museus e centros históricos. No dia da arte, teatros e exposições.
  • Guerra de bexigas (especial verão) – quem nunca brincou de guerra de bexigas, né? Se sua casa possui jardim ou quintal, vale encher diversos balões de água e começar uma guerrinha saudável e refrescante.
  • Acampamento em casa – quase todo mundo já teve ou tem o sonho de acampar. Com uma barraca ou até muitos lençóis é possível realizar esse desejo.
  • Hora de dançar! – dançar é uma atividade que faz bem para o corpo, para a mente e ainda diverte todo mundo. Uma playlist dançante no YouTube pode render horas de atividade e muitas risadas.
  • Praia ou piscina – não tem praia por perto, nem piscina disponível? A boa e velha mangueira cumpre o papel de refrescar desde quando todos nós éramos crianças, não é?

Gostou das ideias do que fazer nas férias escolares? Por aqui, a diversão em família está garantida! Conte para a gente quais das atividades você mais gostou e vai fazer com seus filhos nestas férias! 🙂

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Descobrir uma mentira que veio dos filhos costuma ser uma grande decepção. Afinal, parece que...

O que é coronavírus? Você com certeza já ouviu falar sobre o novo coronavírus (COVID-19)....

Quando falamos sobre “discutir relação”, o que você pensa? Vem algo bom ou ruim à sua mente?...

Um comentário
 
  1. José Matos 23 de dezembro de 2019 at 22:09 Responder

    Ótimas dicas!

Deixe uma resposta