Dia do trabalho fazendo o planejamento anual

Casamento  /   /  Por Mônica Japiassú

Aproveitamos o feriado do dia do trabalho para trabalhar para nós mesmos: fizemos o planejamento das próximas metas que queremos executar este ano.

Até agora, estávamos com foco total em uma meta profissional (e até pessoal também) do Marcelo, que foi uma apresentação que ele precisou fazer em inglês. Foi necessário muito estudo, ensaio e dedicação – e deu tudo certo! Em outro post falamos sobre isso com mais detalhes. 🙂

O que fizemos hoje foi definir quais são as nossas próximas metas e priorizá-las, identificando as tarefas necessárias para dar início àquelas que consideramos as mais importantes.

Começamos conversando sobre as lições que tiramos do período de dedicação à meta da apresentação do Marcelo – e tivemos vários aprendizados com essa experiência.

Depois debatemos sobre o que é necessário para conseguirmos mais disponibilidade para executar as próximas metas e o que queremos para a nossa vida.

DSC09421

Planejando metas

Em seguida, identificamos quais serão nossas metas, priorizando-as e listando algumas tarefas necessárias para executar as metas que já serão iniciadas. Primeiro fizemos isso no caderno, no mesmo formato das imagens acima, e depois registramos tudo em uma planilha, no computador, que utilizaremos para ir adicionando as próximas tarefas que formos identificando para cada uma das metas.

Criamos 3 abas no documento:

1) Backlog: serve para unir todas as metas ou tarefas que imaginarmos que devem ser feitas, mas não foram priorizadas para este ano. A intenção é não nos esquecermos delas quando fizermos nosso próximo planejamento anual. Pode até ser que alguma delas se torne importante no meio do caminho e substitua alguma que foi priorizada hoje.

2) Selecionadas: incluímos aqui as metas que selecionamos para este ano, uma por coluna da planilha. Embaixo de cada meta, listamos as tarefas necessárias para alcançá-la.

3) Prontas: conforme formos finalizando cada tarefa, ela será movida para essa aba do documento. No decorrer do tempo, vai ser muito gratificante ver essa aba se enchendo de coisas executadas! 🙂

Por fim, criamos um quadro para termos uma visão bem fácil de nossas tarefas em execução, baseando-nos no modelo Kanban. Antes de iniciar alguma tarefa, vamos escrevê-la em um post it e colar na coluna “Executando”. Caso aconteça algum imprevisto que nos faça suspendê-la, ela vai para a coluna “Pausado”. E quando finalizarmos a tarefa, seu papelzinho vai para a coluna “Prontos” – que vamos esvaziar de tempos em tempos.

Quadro de organização de tarefas em execução

Quadro de organização de tarefas em execução

Foi um dia do trabalho superprodutivo! 😀

 

 

Gostou desta matéria? Leia estas também!

A Mônica da esquerda tem 35 anos. Está superfeliz porque está realizando um sonho de infância:...

Quem nos conhece sabe que a gente adooooooora jogar e brincar em família! Além de nos divertir...

Nosso casamento atingiu a maioridade!! 😍 E pra comemorar essa data tão especial, eu pedi para a...

16 comentários
 
  1. Lúcia Japiassú 2 de maio de 2013 at 20:20 Responder

    Quando eu crescer quero ser igualzinha a vocês 🙂

  2. Lúcia Japiassú 2 de maio de 2013 at 20:18 Responder

    Quando eu crescer quero ser igualzinha a vocês 🙂 Como eu queria ser organizada assim…vou contratar vocês dois ( e as meninas, claro!) para passarem um mês aqui em casa orgasnizando tudo! 🙂 Beijos nos corações

  3. SELENE 2 de maio de 2013 at 19:55 Responder

    Estava com muita saudade de vcs meu email não ta abrindo e fui logo no blog. Realmenete seu José tem razão vcs deveriam escrever um livro que com certeza todo mundo correria pras livrarias para comprar se esgotaria rapidinho. Gosto muito dos conselhos de vcs. Sigo todos. um grande abraço. Selene

    • Mônica Japiassú 2 de maio de 2013 at 20:47 Responder

      Obrigada pelo carinho de sempre, Selene! 😀

    • Mônica Japiassú 3 de maio de 2013 at 09:28 Responder

      Em tempo, Selene: sentimos sua falta aqui no blog! Até comentamos entre nós que talvez você estivesse sem acesso à Internet, já que não deixava comentários para nós há algum tempo e nem participou da última promoção que fizemos. Que bom que está de volta! 🙂

  4. GiganteLeo 2 de maio de 2013 at 15:09 Responder

    Não estou vendo nas suas tarefas visitar o amigo Leo, se preparar para o casamento do Leo, assistir o Leo no cinema, assistir o Leo no teatro… =(

    • Carlos Marcelo Bianchi 4 de maio de 2013 at 05:59 Responder

      Se serve de consolo, não tem nem as tarefas para o casamento da minha irmã! hahahaha! Quanto ao teatro, até que tá merecendo outro encontro. A ideia do quadro não é colocar as metas e, sim as tarefas das metas, ou seja, o que tá ali é o que devemos executar no decorrer da semana ou, no máximo, do mês.

  5. José (pai da Mônica) 2 de maio de 2013 at 09:46 Responder

    O relacionamento de vocês é um relacionamento matrimonial ou empresarial?

    • Mônica Japiassú 2 de maio de 2013 at 09:49 Responder

      Nossa grande empresa é o nosso casamento, pai! 🙂

      • José (pai da Mônica) 2 de maio de 2013 at 09:57 Responder

        Penso que uma das metas de vocês deve ser escrever um livro sobre o assunto. Vai ser um “best-seller”. Amo vocês!

        • Mônica Japiassú 2 de maio de 2013 at 10:02 Responder

          Sim, você acertou: escrever um livro é uma de nossas metas deste ano! 🙂 Infelizmente, não pôde ser priorizada para início imediato, mas será ainda em 2013! Se vai ser um best-seller, não sei. Se atingirmos o objetivo de ajudar muitos casais, já ficaremos satisfeitos! 🙂 Também te amamos!

          • José (pai da Mônica) 2 de maio de 2013 at 10:07

            🙂

  6. rosana bianchi 2 de maio de 2013 at 08:27 Responder

    quem escreveu celo ou monica??rsrs

    • Mônica Japiassú 2 de maio de 2013 at 08:43 Responder

      Foi o Marcelo, Rosana. Eu consigo entender tudo direitinho. A Paty que está de onda! 😉

  7. Mônica Japiassú 2 de maio de 2013 at 00:01 Responder

    Hahahahah! Em árabe é maldade! Hahahahha! Vocês conseguem sim, com certeza! Principalmente se já começarem assim! 🙂 B-jão!

  8. Tia dinda Paty 1 de maio de 2013 at 23:44 Responder

    Caraca, Marcelo escreveu em árabe? Não entendi nada…. rs Mas fora isso, essa organização de vcs é excelente. Um dia, quem sabe, a família redonda chega lá! rsrsrsr

Deixe uma resposta