Transforme as reclamações em pedidos

Casamento  /   /  Por Mônica Japiassú

Por trás de toda reclamação existe um desejo.

Quando a gente reclama de uma situação, na verdade, isso significa que gostaríamos que aquela situação tivesse acontecido de outra forma.

Quando reclamamos do comportamento de alguém, é porque gostaríamos que aquela pessoa tivesse agido diferente.

E quando colocamos o foco na reclamação em vez de focar no nosso desejo, temos grandes chances de culpar alguém (ou alguma coisa) injustamente.

Veja o exemplo da imagem. Quando reclamo com meu marido dizendo que ele não sai do celular, na verdade, o que eu DESEJO é a atenção dele. Eu quero que ele pare de usar o celular pra conversar comigo, pra passear comigo, pra jantar comigo.

A culpa não é do celular. Ele poderia estar fazendo qualquer outra coisa sozinho, que o meu DESEJO de ter a atenção dele iria continuar – e eu iria continuar reclamando com ele e culpando todas as outras coisas que estão tirando o tempo dele de ficar comigo.

Agora, se eu virar pra ele e fizer um PEDIDO, informando a ele qual é o meu desejo, eu terei muito mais chances de conseguir o que quero.

Olha só a diferença: “Meu amor, eu gostaria da sua atenção hoje, pra desabafar sobre um problema que tá acontecendo no meu trabalho. Tô precisando de um colinho…” Não parece muito mais convidativo do que ficar esperando ele ficar no celular, para eu me irritar e depois reclamar que ele não sai do celular? 😉 O que você acha? Conta pra mim aí nos comentários!

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Mentiras que são permitidas? Como assim? Sabe aquele ditado “O combinado não sai caro”? Pois é, se...

“Casais que conseguem conversar abertamente sobre sexo têm mais sexo, e as mulheres têm mais...

Ontem saímos a dois pra comemorar nossos 20 anos de namoro! Nosso plano era aproveitar o serviço de...

Deixe uma resposta