Tirar fraldas?

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

Tirar fraldas?

Não, ainda não iniciamos o processo de tirar a fralda da Amanda. Na escolinha só começam a treinar as crianças com 2 anos, e vamos aguardar, afinal não temos pressa pra isso.

Mas fiquei com vontade de escrever este post após ler esta matéria da Denise Fraga.

Gostaria de ouvir relatos de mães que já estão ou já passaram pelo processo de retirar as fraldas dos filhos, porque me assustei com essa matéria!

Será que vamos passar noites e mais noites em claro novamente, como foi no 1º mês de vida da Amanda, quando chegar a fase do desfralde noturno? E pior, em vez de acordar para amamentar ou trocar a fralda apenas, vamos ter que levantar, dar banho nela, tirar o lençol da cama, passar álcool no colchão, colocar um lençol limpo na cama e vestir a Amanda com uma roupa sequinha?

Depois disso tudo nosso sono já foi pra cucuia, né? E o da Amanda principalmente! Ela vai é querer brincar depois disso tudo!

Por favor, mamães que já passaram por isso, me confortem dizendo que não será tão difícil assim!! Heheheheh!

Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog! Cadastre-se para...

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

15 comentários
 
  1. joseane 9 de fevereiro de 2007 at 12:52 Responder

    por enquanto Monica eu nao posso dar comentario algum.pois o meu filho ainda ta na barriga,mais quando ele nascer,eu te conto como foi.beijos de joseane.

  2. marinês Machado 7 de novembro de 2006 at 12:35 Responder

    Desculpe os erros,. Falha ao teclar e pressa. Escrevo muito também. Mas você precisava saber com quem falava né? Beijuss.

  3. marinês Machado 7 de novembro de 2006 at 12:32 Responder

    Oi!!! Meu íltimo bebê tem 19 anos. RSRSRSRs. Eu tenho 41 anos, 3 filhos e 3 netos (filhos da filha que adotei quando ela tinha 7 anos). Achei sei blog, porque estava procurando por eczantema. minha nete de 6 meses está internada, e eu desesperada. Moro atualmente em Orlando nos EUA e minha filha no Brasil. Bom isso foi pra vocês me conhecerem melhor. Ah, teno orkut, é o mesmo nome do email e a cidade natal é Cachoeiro de Itapemirim, Es. No Brasil, sempre fui professora (20 anos) sempre lidei com crianças. Bom sobre as fraldas da amanda, o que posso dizer é o seguinte: na maioria das vezes deixamos o desenvolvimento seguir normalmente. O que acontece hoje são as facilidades de estímulos extras que temos e nossos filhos usam: livros , pc, cd, dvd, etc… A Amanda mostra que é uma criança super inteligente e falante. nada impede que você ou sua mãe, comece a tirar a fralda aos pouco, faça como se fosse um jogo, uma brincadeira, você é boa nisso, já deu pra perceber. A fralda noturna é um ouco mais difícil, mas nenhum bicho de 7 cabeças. Wagner (23 anos) deixou a fralda com 1 ano, ele faou muito cedo, foi fácil. A Mel (Meline- 19 anos, foi com 1 ano e 6 meses, era mais preguiçosa). A Paulicéia (29 anos , veio morar comigo com 7 anos e fazia xixi na cama ainda) .Creio de ESTÍMULO, é a palavra chave. Um beijão no trio felicidade.

  4. Rosana & Bellinha 29 de outubro de 2006 at 22:57 Responder

    Puxa que Terror fez a Denise neste texto .
    A Bellinha ainda nao saiu das fraldinhas mais eu nao tenho pressa acho que tudo acontece no tempo certo , foi assim com a amamentaçao , pensei que seria um terror desmama-la e as coisas fluiram numa boa , Cada criança tem seu tempo e a Amanda certamente achará o dela e fará a Transiçao para a vidinha sem fraldas sem problema algum, voce vai ver.

    Bjs

  5. Dedéia 20 de outubro de 2006 at 17:21 Responder

    Mô,
    Vamos pensar positivo, tomara que o desfralde não traga nenhum transtorno noturno. E não trará, tenho fé! :o)
    Aproveitando,
    O Pedrinho tá de blog novo, qdo puder faça uma visitinha. O link está logo acima!
    Bjos

  6. Bruna 19 de outubro de 2006 at 16:27 Responder

    Oi.. ainda não tenho filhos, mas trabalho como Babá, cuido de 3 bebês lindos a Anna Beatriz de 2 anos, o Daniel de 1 ano e 9 meses e o João Paulo de 2 anos. A Bia e o João usaram a fralda “HUGGIES PULL-UPs” ela é uma fralda em formato de CALCINHA/CUECA que ensina o bebe a abaixar a fralda quando ta com vontade de fazer xixi, e seu o bebe faz xixi na fralda ela muda de cor, ela é muito fofa, a Bia e o João aprenderam rapidinho a ficar sem a fralda e fazem xixi no banheiro… mesmo quando estão dormindo eles nao fazem… usam a fralda so quando saiem de casa…. qualker informação me mande um e-mail…

  7. Roberta 13 de outubro de 2006 at 16:51 Responder

    Fazia muito tempo que eu não passava por aqui…O blog continua lindo e a Amanda mais ainda!
    Parabéns!
    Beijos,
    Roberta

  8. vilmajapi 11 de outubro de 2006 at 12:28 Responder

    Sou vovo, mas tenho acompanhado mais ou menos o desfrade noturno de Lara. Ela teve uma noite que nao quis colocar mais fralda, pedindo pois, ja era mocinha. Adriana fez experiencia e reaslmente nao precisou usar durante uns dias ja que ela costuma acordar na noite para pedir agua ou algo parecido. mas eventualmente as fraldas ainda soa colocadas. Ela esta com 2 anos e meio. Diurnamente nao usa ha algum tempo.

  9. Isabel 11 de outubro de 2006 at 09:13 Responder

    Oi amiga……
    Não tenho filhos, ainda, mas posso contar a experiência que tive com minha sobrinha.
    Por volta dos 3 anos minha cunhada tb percebeu que a frauda amanhecia sequinha ai ela passou a deixar a Millena dormir sem frauda e por incrivel que pareça a “Mi” voltou a fazer xixi a noite, ela colocova a frauda e ela parava de fazer pipi a noite…… isso durou mais ou menos uns 9 meses entre tira e põe. Lenbro dela dizer que parecia que a millena faria xixi na cama pro resto da vida……. ai uma mulher, um dia, falou pra ela fazer o seguinte: Colocasse a Millena pra fazer xixi antes de dormir e acordasse mais ou menos 3h da madrugada pra colocar ela pra fazer xixi novamente mesmo que ela não tivesse com vontade, minha cunhada ficou louca imaginando que teria que acordar todos os dias pra fazer esse ritual…. mais isso só aconteceu umas 10 vezes. Ai minha cunhada levantava um dia sim e outro não e foi diminuindo até não precisar mais levantar. E claro que cada criança e diferente e necessita de açoes diferentes.
    Bjos carinhosos.

  10. selene 10 de outubro de 2006 at 22:53 Responder

    Eu também tenho a mesma preocupação q vc e meu filhote só tem 10 meses. Agora minha sina é outra. Ta uma briga pra o Diego dormir foi assim com a amanda?

    selene e Diego
    [email protected]

  11. Eliana 10 de outubro de 2006 at 17:57 Responder

    Olá
    Acho q é um pouco de exagero essa matéria, também tenho uma filhinha (alias tb chama amanda) e ela está com 1 ano e 6 meses, já estou começando a mostrar a ela q precisa pedir p/ fazer xixi, comprei piniquinho e tudo, mas nada de querer apressar, só vou ensinando, e acho q a noturna, a gente tem q acompanhar a fralda, se nao molha durante a noite, ai já pode tirar.
    Nao esquenta e nao estressa.
    parabéns pelo site.
    Beijinhos na sua Amanda

  12. Shirley 10 de outubro de 2006 at 13:03 Responder

    Oi Monica! Olha só, li a matéria e achei muito exagerada, isso de não deixar a criança beber agua depois das 19:00 so pra não fazer xixi na cama.. sei não, não teria coragem de fazer isso. O Gabriel ainda não está nessa fase, mas tive a experiência com o Lucas, hj com 12 anos. Olha, foi super tranquilo, eu não tinha essa nóia de ter que tirar a fralda da noite, cada criança tem seu tempo, e depois de várias fraldas amanhecendo sequinha, eu resolvi tirar. Claro que uma vez ou outra aparece um xixi a noite, mas nada que tenha que tomar banho, passar alcool e tal.. eu colocava um protetor de plastico entre o lençol e um lençolzinho menor, assim, quando ele fazia xixi, eu o trocava, puxava o lençol menor e colocava um sequinho.. o do colchão permanecia seco. Mais facil e mais rapido de trocar o lençol menor que o de elastico do colchão. E pode acreditar, com 4 anos o Lucas praticamente não fazia mais xixi na cama. Teve uma época, que tava mais frio e ele ficou fazendo com mais frequencia, entao voltei a colocar a fralda, depois quando vi que tava amanhcendo sequinha de novo eu parei de colocar, não tem essa que ele vai desaprender ou desacostumar… quando tiver que vir o xixi vem com fralda ou sem fralda. Como o menininho falou, ele tava dormindo, nem sabia se tinha feito ou não. Na minha opinião acho desnecessário isso de dar banho de madrugada, de deixar de beber agua ou coisa parecida. Bom, essa é a minha experiência e a minha opinião ok? 🙂 Beijinhos

  13. Lúcia Japiassú 10 de outubro de 2006 at 11:46 Responder

    Acho que não precisa ficar com essa preocupação. Acho que durante a noite colocar fralda até a criança ter realmente o controle do xixi noturno ,é melhor que ficar acordando para trocar lençóis do berço, dar banho na criança, perder sono, etc. Uma hora ela aprende e pronto! 🙂

    Beijinhos

  14. Dany e Isadora 10 de outubro de 2006 at 11:10 Responder

    Oi amiga!! o desfralde noturno demora ainda! só lá pelos 3, 4 anos, não esquenta com isso! depende da criança! minha sobrinha está nessa fase, ai ela faz xixi antes de dormir e depois bem cedo os pais levam ela de novo no banheiro mesmo dormindo, mas ainda deixam com a fralda pra garantir! eu pretendo colocar uma capa no colchão pra evitar que o colchão molhe. tb li a matéria, é meio exagerado, os casos que acomapnehi não foram assim, era uma escapadinha ou outra!
    qto ao desfralde diurno, segunda vou levar umas calcinhas pra escola pra Isa começar psi ela tem pedido pra ir ao banheiro, mas só pra testar, se vermos que ainda é cedo vou esperar par ao ano que vem, não quero forçar nada!
    beijos saudoso

  15. Renira Marconi Pacheco 10 de outubro de 2006 at 10:25 Responder

    Olá Monica… Tudo bem?
    Bom, confesso que sinto arrepios só de pensar nessa fase… O desmame da Ana Clara (atualmente com 11 meses), foi super tranquilo: ela mesma decidiu não mamar mais, assim que voltei a trabalhar. Agora as fraldas… Sinto que não vai ser muit fácil…

    Beijos e parabéns pela linda filhote!
    Ahhh… Acompanho sempre o Blog, aliás, já o li inteirinho, desde qdo estava grávida da Ana Clara. E muitas vezes, comparo o que ela tem “aprontado” com as fases da Amanda…

Deixe uma resposta