Desmame da Amandinha

Filhos  /   /  Por Mônica Japiassú

Desmame da Amandinha

Desde que fiquei grávida, tinha em mente que gostaria de amamentar meu bebê até 1 ano, e depois decidiria se continuaria ou não.

Quando a Amanda estava com 11 meses, eu já tinha decidido que ia adiar essa decisão para quando ela estivesse com 1 ano e meio, porque amamentar tem inúmeras vantagens:

1) O leite materno é saudável pro bebê.
2) O leite materno passa anticorpos pro bebê.
3) Ter seu bebê aconchegadinho em você não tem preço!
4) O peito é um santo remédio sempre. Quando a Amanda está reclamando ou chorando sem razão (ao menos, aparentemente), é só colocá-la no peito que o humor dela melhora rapidinho! Parece que ela fica com a bateria recarregada depois de uma mamada! 🙂
5) Quando a Amanda se recusa a comer alguma coisa durante o dia (nos fins de semana), o “mamá” serve pra ela pelo menos não ficar com a barriga vazia.
6) Quando a Amanda está com sono, à noite (e às vezes durante o dia também), é só colocá-la no peito que ela dorme rapidinho.
7) É lindo e dá uma satisfação enorme ver a Amanda abrindo um sorrisão e batendo palminhas, feliz da vida, quando eu abro o sutiã.

E certamente há outras vantagens de que não me recordo agora.

Porém, há mais ou menos 1 mês e meio encontrei uma desvantagem que me fez pensar muito sobre quando deveria desmamar a Amanda: em 90% das vezes que ela me via, ficava puxando a minha blusa pra mamar. Isso estava me deixando insatisfeita, principalmente nos fins de semana, que eu queria aproveitar pra brincar com ela, ensinar novas gracinhas, e ela só queria mamar o tempo todo.

Então, resolvemos começar a tentar dar mamadeira pra ela de manhã (lembrando que nos dias úteis, eu a amamentava de manhã, antes de ir trabalhar, e à noite, antes dela dormir – bem, às vezes logo que chegava do trabalho também, quando ela grudava em mim, puxando minha blusa).

Como ela já estava aceitando tomar mamadeira de suco e água durante o dia numa boa, não foi difícil para ela aceitar tomar mamadeira com leite de manhã. No início, fiquei alternando entre mamadeira e peito. Mas agora ela já toma mamadeira de manhã todos os dias! Às vezes dou leite com Nescau e às vezes dou só leite, feito com o Ninho 1+, que já vem com mel e tem muitas vitaminas (agradecimentos à Dany, mãe da Isa, que me contou que esse Ninho existia. Como quase não vou ao mercado, nunca tinha visto).

Estou muito satisfeita com a tranqüilidade que está sendo o desmame da Amanda! Pela manhã ela nem lembra mais que eu tenho peitos com leite! Heheeheheh! Fico muito feliz em conseguir brincar com ela e pegá-la no colo sem que ela fique puxando a minha blusa!

Ah! Enquanto toma a mamadeira, ela fica sentada na cadeirinha dela, vendo DVD da Xuxa ou do Cocoricó. A propósito, ela adora os DVDs Xuxa Só Pra Baixinhos! Ela tem os números 2 e 6, que ela vê inteirinhos, prestando maior atenção!

Por enquanto, só troquei a mamada da manhã pela mamadeira. À noite continuo amamentando-a no peito, mas só antes de dormir, já que ela não fica mais puxando a minha blusa assim que me vê.

Enfim, estou muito feliz com a minha ladyzinha, que já é uma moça e não fica mais pendurada no peito o dia inteiro! Em compensação, já aprendeu a gritar quando é contrariada… Que geniozinho essa menina tem! Mas isso é assunto pra outro post, junto com as milhares de gracinhas novas que ela tem feito. 🙂

Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Independente da religião que nossas filhas vão seguir, a gente sempre incentivou elas a rezar, ou...

Acompanhar a linguagem, o ritmo e tudo que rola dos adolescentes sempre foi difícil para os pais,...

Delícias em ser pai e mãe estão em detalhes como abaixo. Sempre que a Priscila vai no banheiro...

15 comentários
 
  1. Andréia 18 de março de 2006 at 01:13 Responder

    Que bom que você conseguiu amamentar a Amandinha, eu já não tive a mesma chance de amamentar o Adlier: no início, eu tinha leite e não tinha bico no seio, depois que consegui fazer o bico, secou o leite. Resumindo: toma Nan 1. Graças a Deus, que ele não tem cólicas. Está com 46 dias e está lindão. Beijos estalados na Amandinha.

  2. Patricia 2 de março de 2006 at 23:42 Responder

    Posso saber por onde anda..vovó e mamãe…Amandinha dá um puxão de orelha nas duas, pois sumiram do meu blog…beijos

  3. Marcia e Isabella 2 de março de 2006 at 15:40 Responder

    Oi!
    Viemos conhecer vocês depois de ver o link no blog da Bellinha. A minha Isa, infelizmente, não quis mais saber de peito ainda aos 8 meses. Foi parando logo que comecei a trabalhar, qdo ela tinha 5 meses. Eu gostava muito de amamentar, mas foi ela quem quis deixar, então..
    Bom, uma beijoca e qdo puder, faça-nos uma visitinha.

  4. Ingrid 28 de fevereiro de 2006 at 09:45 Responder

    Olá!
    Quanto tempo que não passo por aqui!
    Amandinha já fez 1 aninho e tudo!!

    Muito legal vc não ter desmamado ela cedo! Isso cria um elo muito grande entre vcs!

    Muito bom isso! ^^

    Bjinhuus

  5. Leo (padrinho de casamento carnavalesco) 27 de fevereiro de 2006 at 11:43 Responder

    Q lindinha…. Tá vendo?! Com esse tamaninho todo já sabe fazer malcriação.. Vixe… Aquele abraço!

  6. Rosana & Bellinha 25 de fevereiro de 2006 at 08:06 Responder

    Oi Mô

    Olha , tirando a poesia da amamentação a rotina não tem sido facil , fico com o coração partido ao dizer isso mais em muitas vezes é um saco !!! Como eu não trabalho fico com remorso de desmama-la e tambem por isso ela nunca viu uma mamadeira , já tentei dar leite, leite com mingau, com nescau, com frutas e nada leite ela só aceita o do peito e agora que aprendeu a pedir é o dia inteirinho no meu pé, é dificil mais por hora não pensei em outra alternativa a não ser aumentar minha dose de paciência e levar isso no maximo até os 2 anos.
    Sorte que a Amandinha aceitou a troca passivamente isso já é um alivio e tanto

    Beijos

  7. Patricia 23 de fevereiro de 2006 at 22:18 Responder

    Qdo digo que essa menina é uma princesa, não estou mentindo…ela é fofa em tudo…que bom que foi tranquilo, tem criança q dá um trabalhão…tenho uma amiga que o dela tem 3 anos e ela nao consegue…e ele onde estiver quer tete..ai não sei se teria paciência….fiquei muitão feliz com sua visita Monica e de sua mãe…ela tb é outra fofa !!! beijos as 3

  8. Giseli & Giulia 23 de fevereiro de 2006 at 20:11 Responder

    Mônica, bom saber que essa fase do desmame está sendo tranquila!

    Sabe que a Giulia tem uam cadeirinha idêntica a da Amanda e tb assiste so Cocoricó quitinha nessa cadeirinha!!
    Bendita seja essa cadeirinha e o Cocoricó!
    Beijos,
    Vamos nos rever no nosso encontro, hein? C vai, né? *Ü*

  9. Christianne 23 de fevereiro de 2006 at 15:42 Responder

    Oi Monica
    Acompanho sempre a Amandinha…desde quando ela ainda estava na sua barriga!! Descobri vocês por acaso na internet…
    Então…meu filho tem a mesma idade da Amanda e hoje ele está tomando o Leite ninho normal, estava dando o Ninho 1+, mas acabei mudando, porque como ele tem açúcar e mel e os nossos bebês tomam o leitinho e literalmente apagam, não tinha como escovar os dentinhos dele e isso era muito ruim por causa das cáries que poderiam vir por causa desse açúcar!
    Pense nisso…
    Um grande beijo, a todos!

  10. maiara 23 de fevereiro de 2006 at 14:15 Responder

    Adorei, continue falando mais da nossa querida Amandinha, quero lhe fazer um pedido, pode por no site algumas fotos do parto da Amandinha ( isto se tiver é lógico), e fala também como foi ficar gravida ou seja como foi descobrir que estava gravida..
    beijocas maia continue assim…..

  11. Dany e Isadora(1 ano e 2 meses) 23 de fevereiro de 2006 at 11:39 Responder

    corrigindo: meus planos são de iniciar o processo…..!! hahha viu como os estudos temme feito bem!!beijos

  12. Dany e Isadora(1 ano e 2 meses) 23 de fevereiro de 2006 at 11:36 Responder

    OI Mô , que bom que o desmame está indo tão bem!! pra mim está mais difícil, o pediatra da Isa disse que sou eu que aind anão estou pronta pra desmamá-la e no fundo sei que isso é verdade! mas meus planos é de iniciar o processo mais radical qdo ela estiver com 1 ano e meio. Vamos ver! A Isa ontem tomou 200 ml do Ninho1+ no copinho,enqto eu estava na hidro, acho que logo ela vai se acostumar ! espero! que bom que gostou da minha dica do leite ! eu sou rata de supermercado, sei de todas novidades!:) a minha descoberta da sopa crescimento Maggi tb foi um sucesso! a Isa ama, mas só dou 1 vez na semana, qdo falta tempo!
    Pelo jeito a Amandu]inha aprovou o XSPB 2!! que bom! a Isa ama! já sabe qdo vai começar a música dos peixinhos! ela fica Bú,Bú logo que acaba a do lobo mal!! fiquei assustada como já guarda as coisas!! quero comprar o DVD do Barney que ela gostou tb, tem muitas músicas!
    já falei muito (pra variar)!! mil beijos e tudo de bom

  13. Renira 23 de fevereiro de 2006 at 11:30 Responder

    Ahhh.. E a Ana Clara está com 3 meses e meio… Gostaria de tê-la amamentado mais, mas infelizmente ela não quis…

  14. Renira 23 de fevereiro de 2006 at 11:28 Responder

    Oi! Monica/Marcelo/Amanda, acompanho o blog de vcs a algum tempo e agora, com a minha filhotinha tenho acompanhado mais, pois acompanho o crescimento da Amandinha e “comparo” com as gracinhas que a minha princesa faz… Com relação ao post do desamame, com a Ana Clara também foi fácil desmamá-la, por si só ela pegou “nojo” do meu peito de deixou de mamar… Mama Nan 1 e Nestogeno 1, já come banana e mamão amassadinhos, maçã e pera raspadinhas… Toma sucos e bebe muita água… Felicidades pra vcs… e Beijos na Amandinha…

  15. Marsella e Renato 23 de fevereiro de 2006 at 11:16 Responder

    Oi Mônica, Q bom q a Amanda não vai mais precisar de gesso!!! Graças a Deus!!! Pôxa o Renato adora ficar sentadinho com as perninhas para trás. Obrigada pela dica!!! Ele já está andando e está impossível!!! Olha tudo de bom para vcs e boa semana! bjs

Deixe uma resposta