Desfralde

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

Desfralde

Hoje tive uma conversa com a psicóloga da creche da Amanda, pra ela me dar dicas sobre como iniciar o desfralde da Amandinha.

Ela disse que a Amanda já está preparada pra essa fase, já que consegue se comunicar e conversar numa boa e já tem um bom convívio social com outras pessoas.

Bem, nós teremos que dar início ao processo em casa, num sábado, para elas darem continuidade na creche, durante a semana.

Quando a Amanda acordar no sábado, diremos que temos uma novidade pra ela, daremos algumas calcinhas novas, e diremos que ela vai deixar de usar fralda e vai passar a usar calcinha, do mesmo jeito que as amiguinhas da escolinha (e direi os nomes das amiguinhas).

Vamos explicar que ela só vai usar fraldinhas na hora de mimir agora, e enquanto ela estiver acordada vai passar a fazer xixi e cocô no peniquinho.

A psicóloga falou que na primeira vez que a Amanda fizer as necessidades direitinho no penico, na creche vão fazer uma festa, cantando parabéns pro xixi e tudo! Heheheheh! E recomendou que façamos isso em casa também.

Sempre que dermos algum líquido pra ela, temos que levá-la ao peniquinho 10 a 15 minutos depois. E pra não ficar aquela coisa chata de perguntarmos a todo instante se ela está com vontade de fazer xixi, vamos intercalar esta pergunta com a ação de levá-la até o peniquinho quando eu for ao banheiro, pra ela me ver e me imitar.

Cada vez que ela fizer as necessidades no penico direitinho, vamos comemorar e elogiá-la, para incentivá-la a sempre fazer direitinho no local certo. E se ela fizer na roupa ou no chão, não podemos reprimi-la de jeito nenhum! Temos que falar algo do tipo “Ah, que pena que você não conseguiu ir até o peniquinho, mas da próxima vez você vai conseguir!”.

No início, o penico deve ficar no cômodo em que a Amanda estiver, pois se ficar sempre no banheiro, pode não dar tempo de ela chegar até ele. Depois que ela já estiver conseguindo se segurar mais, podemos deixar sempre no banheiro.

Ah! E pra não tornar o processo de ir ao peniquinho mais demorado, devemos deixá-la só de calcinha no início (pra ela associar a troca da fralda pela calcinha), e depois só de short, sem calcinha por baixo, pra ela não ter que arriar 2 coisas antes de sentar no penico.

O xixi e o cocô têm a casinha deles, que é o vaso sanitário. Após a Amanda fazer as necessidades no penico, devemos ir com ela até o banheiro, jogá-las na privada e dar tchau pra elas!

Uma coisa que a psicóloga salientou bastante é que não devemos voltar atrás. Depois que começarmos o processo do desfralde, devemos colocar a fralda na Amanda antes de ela dormir. No início, vamos colocar antes do soninho diurno também, até percebermos que a fralda está sempre ficando seca durante este soninho. E quando chegar este momento, passamos a colocar fralda somente antes do sono noturno. E o desfralde noturno já é outro processo, que ainda vai demorar um pouco a chegar.

Perguntei o que deveríamos fazer se fôssemos passear ou viajar para algum lugar longe, e ela disse para colocarmos a Amanda pra fazer xixi antes de sair, evitarmos dar líquidos logo antes, e pararmos o carro quantas vezes forem necessárias, pra ela fazer xixi antes de chegar ao destino. E sugeriu que forremos a cadeirinha do carro com um plástico, pra não corrermos o risco de molhar o forro.

E quando formos com a Amanda ao shopping, é só levar na bolsa aqueles forros de plástico de tábua de privada, já que nos shopping há privadas infantis, pequenininhas.

Como teremos uma festa pra ir à noite no próximo sábado, achamos melhor deixar pra começarmos o desfralde só no outro sábado. Depois que iniciarmos, conto pra vocês como está sendo!

Bem, na teoria parece ser fácil. Vamos ver na prática! 😀

Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog! Cadastre-se para...

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

15 comentários
 
  1. lilian 12 de fevereiro de 2007 at 12:37 Responder

    O Natal da Amandinha como foi?? nenhum relato..papai noel esqueceu dela? hehehe

  2. joseane 9 de fevereiro de 2007 at 10:19 Responder

    oi Monica eu nao posso dizer nada por enquanto,a respeito do meu filho.pois ele estar ainda na barriga doidinho pra sair.a medica me deu até o dia 19 de fevereiro de 2007 pra nascer. rese pra mim por favor pra que ocorra tudo serto no meu parto.ass:joseane.

  3. Danielle Pedelhes dos Santos 31 de janeiro de 2007 at 15:55 Responder

    Olá por favor entre em contato comigo, sou advogada e há algum tempo uma louca vinha dizendo que estava grávida do meu noivo e mostrava no orkut uma foto de uma grávida, e investigando descobrimos que era uma foto sua, favor add meu email no msn para que possamos mostrar pra vc. não é trote só queremos que vc fique sabendo que estão usando suas fotos. entre em contato em breve. saudações Danielle Pedelhes dos Santos

  4. fabiana e melissa 30 de janeiro de 2007 at 00:46 Responder

    Oi obrigada pela resposta. Eu e meu marido estamos procurando esta fralda mas ainda não encontramos na cidade. Vamos continuar nos falando, assim poderemos trocar bastante figurinhas.

  5. Marsella 29 de janeiro de 2007 at 15:59 Responder

    Oi Mônica, Não se se vc lembra de mim, sou a mãe do Renato e quando a Amanda fez 1 aninho vc fez o bolo com a minha sogra. Tudo bom? Vou começar a desfraldar o Renato na segunda q vem e tb estou na expectativa. Já cpnversei no colégio e eles me deram as mesmas dicas, mas estou tão ansiosa! me conte como está sendo, viu? bjs

  6. fabiana e melissa 29 de janeiro de 2007 at 14:30 Responder

    Oi meu nome é Fabiana sou mãe de uma menininha de 20 meses, iniciamos o desfralde da pequena neste sábado, em razão de assaduras, aconselhada pelo médico. Sai em busca de informações e descobri o seu blog. Minha dúvida é com relação as saidas de casa. Como vocês tem feito ? Se puder me responder

  7. Cris 24 de janeiro de 2007 at 12:38 Responder

    Oi Mônica,
    Adorei as recomendações!
    Eu iniciei o desfralde do Heitor (1 ano e 11 meses) há duas semanas e está sendo super tranquilo! Ele já evoluiu muito e eu, que estava na maior preguiça e achando que demoraria muito, estou surpresa! Ele já está me pedindo quando quer ir fazer as necessidades! Uma dica que me deram e que eu gostei muito foi a de dar adesivos ou figurinhas todas as vezes que ele faz tudo certo! Além disto, eu comprei cuequinhas bem coloridas e com desenhos para que ele goste de usa-las!
    Boa Sorte e não esqueça de nos contar depois como foi!

  8. Chris 22 de janeiro de 2007 at 18:22 Responder

    Adorei seu blog e gostei muito das dicas… Parece tão fácil, queria saber se deu tudo certo… Claro que varia de criana para criança, mas mesmo assim pareceu tão fácil e lógico!!!
    Vou esperar que você conte se deu tudo certinho!
    Bjs!

  9. CHRIS COELHO 21 de janeiro de 2007 at 09:35 Responder

    Que legais essas dicas!!! Vou usar no desfralde de Maria Rita também!! Boa sorte no desfralde da Amanda!!!
    Beijos
    Chris coelho e Maria Rita

  10. Kicca 17 de janeiro de 2007 at 20:40 Responder

    Minha vizinha está passando por essa fase agora; só usa fraldinhas pra mimir. Como moramos em casas germinadas, dá pra escutar tudo de lá, principalmente quando a pequenininha fala alguma coisa, ela grita, hehe.
    Às vezes quando estou no quintal escuto a neném se despedindo do xixi e do cocô: “tchau, vai com Deus. vai com Deus….”.

  11. viviane 17 de janeiro de 2007 at 16:18 Responder

    oi monica,vai dar tudo certo,cada criança tem o seu tempo,o meu filho largou as fraldas com 2 anos e 3 meses,ja a minha filha tem 1 ano e 7 meses e ja pede,com calma e paciencia vcs chegam la.
    beijos.

  12. wanessa & BAby 17 de janeiro de 2007 at 10:36 Responder

    que fofa!!!
    O tempo passa tao rapido!!!
    Estou eu aqui agora gravida de 5 meses, de 1 menino!!rsrs…. e lembro ainda qdo cheguei no seu blog, vc estava gravida da Amanda!!rs..

    Força , saude e todas as bençaos de Deus pra vc´s!

  13. Dany Burigato 16 de janeiro de 2007 at 09:14 Responder

    Oi, Mô na teoria é tudo lindo!!:) eu confesso que estou namaior preguiça, por mim eu esperava mais pra tirar a fralda,mas preciso pra Isa mudar de nível com as amiguinhas que são todas mais velhas e desfraldadas! Aqui o shopping não tem vaso pra criança, então até Isa controlar bem não poderá ir ao shopping? sei não, isso não via dar certo:)
    beijão e boa sorte!!

  14. selene 16 de janeiro de 2007 at 00:28 Responder

    OLÁ

    VAI SER O MAIOR BARATO E O MAIOR TRABALHO O DESFRALDE. CRIANÇA TUDO É UMA NOVELA MAIS VALE A PENA . BOA SORTE FIQUE EM CONTATO.

    BJS A TODOS

  15. Carla Toledo 15 de janeiro de 2007 at 17:52 Responder

    Oi Mô,

    Com jeito e paciência vc vai ver que tudo dará certo! A Amandinha é super esperta e tenho certeza que ela vai te surpreender!

    Isso que a psicóloga falou de não voltar atrás é fundamental, pq do contrário ela pode regredir e aí só piora!

    Bjs e nos mantenha informados!

    Bjs!

Deixe uma resposta