Como você INICIA suas discussões?

Casamento  /   /  Por Mônica Japiassú

Você sabia que a forma como você INICIA uma discussão é crucial para o desfecho dela?

De acordo com as pesquisas do Gottman Institute com centenas de casais, aqueles que têm casamentos duradouros e felizes geralmente utilizam os 3 passos a seguir em uma discussão:

1) Sempre iniciar as discussões com “EU estou…”

Quando há alguma insatisfação entre o casal, a discussão é iniciada com “EU estou chateado” ou “EU estou preocupado” ou “EU estou com raiva”.

Quando você começa falando para o outro como VOCÊ se sente em vez de começar atacando alguma atitude DELE, o outro recebe suas palavras de forma muito mais leve.

2) Informar POR QUE esse sentimento apareceu.

Após iniciar a discussão com “EU estou me sentindo de tal forma”, a pessoa diz qual é a CAUSA desse sentimento, se preocupando em informar O FATO que realmente importa.

Nesse momento, a pessoa deve saber que o mais importante não é ACUSAR o outro, mas sim descrever a causa.

Por exemplo, “Eu estou muito nervosa porque as contas não foram pagas em dia.” em vez de “Você é um irresponsável porque não pagou as contas em dia!”

Percebe a diferença?

3) Dizer o que é necessário para aquele sentimento não aparecer novamente.

Em muitos casos, seguir os dois passos anteriores não é o suficiente para o outro perceber o que poderia ter feito pra evitar ou amenizar o sentimento ruim que seu parceiro(a) está sentindo.

Então, o ideal é dizer explicitamente o que é necessário ser feito para que aquele sentimento não reapareça.

Por exemplo, “Eu preciso que você me diga com antecedência que não teremos dinheiro suficiente pra pagar todas as contas.” ou até oferecer ajuda, nesse momento: “Você precisa de ajuda pra lembrar das datas de vencimento das contas?” ou, simplesmente, “O que eu posso fazer pra te ajudar e evitar que isso aconteça de novo?”

========================

Agora pare alguns minutos e imagine você e seu parceiro(a) tendo uma conversa desse tipo em vez daquelas brigas em que um fica só acusando o outro e se defendendo.

Imagine seu parceiro(a) iniciando uma conversa utilizando esses 3 passos. Você se sentiria melhor e com mais vontade de continuar a conversa de forma leve e pacífica?

Pois é, ele(a) também! 😉 Então, comece VOCÊ a utilizar esses passos e veja seu relacionamento melhorar! 😀

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Toda virada de ano é a mesma coisa: fazemos listas com váááárias coisas que prometemos que vamos...

Segundo o Instituto Gottman – que faz pesquisas sérias com milhares de casais há mais de 40 anos -,...

Sabe quando você realiza um SONHO que você traçou 4 anos antes e fica EMOCIONADA quando vê o...

Deixe uma resposta