Cantinho da Disciplina

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

Cantinho da Disciplina

Quem já viu o programa da Super Nanny conhece o método do cantinho da disciplina: os pais colam as regras da casa em uma parede da casa, levam a criança até lá e mostram o que a criança pode e não pode fazer. Caso a criança faça algo que está na coluna do “não pode”, os pais a levam para ver a regra e dizem que se ela fizer aquilo novamente vai ficar sentada no cantinho da disciplina. Caso isso ocorra, os pais devem deixar a criança no cantinho pelo número de minutos referente à idade dela.

Aplicamos esse método com a Amanda no domingo retrasado. Pegamos algumas regras que vieram de brinde em uma revista da Super Nanny e colamos em uma parede da nossa casa. Falamos pra Amanda que tínhamos uma novidade pra ela, a levamos até as regras e explicamos tudinho. Do lado esquerdo colocamos a mão fazendo sinal positivo, e logo abaixo a regra Obedecer papai e mamãe. Falamos que essa é a regra que é legal que ela faça. E do lado direito colocamos a mão sinalizando o que ela não pode fazer, com 2 desenhos de regras abaixo: Não pode chorar à toa e Não pode gritar.

Explicamos também sobre o cantinho da disciplina, que aqui em casa é um tapetinho num canto da sala.

Depois de tudo explicado, pedimos para ela repetir o que ela podia e não podia fazer, e ela repetiu direitinho.

Um tempinho depois, sua priminha Manuela veio nos visitar, e a primeira coisa que a Amanda fez quando ela chegou foi falar “Manu, olha!”. Levou a prima pra ver as regras, e não é que a danadinha explicou tudo direitinho pra ela?

Por enquanto o método está sendo um sucesso aqui em casa! Bem, a Amanda não é muito desobediente, então isso já ajuda, mas geralmente, basta mostrarmos as regras, que ela pára de fazer o que não pode na mesma hora.

Até agora, ela só foi pro tapetinho 3 vezes. E o que sempre nos impressionou bastante nos programas da Super Nanny foi o fato da maioria das crianças ficarem no cantinho o tempo necessário, sem ficarem levantando toda hora. E com a Amanda não foi diferente. Da primeira vez, ela sentou, ficou chorando durante 1 minuto, e levantou, ainda chorando. Eu disse que ela só poderia sair quando eu fosse lá retirá-la e a sentei novamente no tapete. E lá ela ficou durante 2 minutos, até eu ir até ela e falar que ela podia sair.

Após o tempo necessário no cantinho, vou lá, pergunto a ela se ela sabe por que ela ficou sentadinha ali, ela me diz direitinho qual foi a besteira que fez, então eu falo pra ela me pedir desculpas (e ela pede e me dá um abraço) e dizer que não vai mais fazer aquilo de novo.

Pra quem não sabe, a Super Nanny recomenda que esse método só seja aplicado com crianças a partir de 2 anos, pois antes disso elas ainda não têm idade pra compreender e seguir as regras direitinho.

Então, mamães que já não agüentam mais dar bronca em seus filhos maiores de 2 anos: sugiro que apliquem o método do cantinho da disciplina, pois dá certo sim! 🙂

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog!

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

16 comentários
 
  1. Karen BAtista da silva 18 de setembro de 2010 at 21:13 Responder

    gostaria muuuito de receber as placas do “cantinho da disciplina”, não estou conseguindo achar de forma alguma
    Se alguem tiver por favor envie p o meu e-mail [email protected]
    espero ansiosa

  2. Cintia 24 de fevereiro de 2009 at 13:33 Responder

    Olá!!!
    Sou pedagoga e sempre uso regras e combinados em sala de aula e gostaria myuito das imagens do cantinho da disciplina.
    Vcs poderiam me informar qual a revista que veio estas imagens ou por gentileza alguém poderia me enviar por e-mail!
    Desde já agradeço

  3. Clarissa Leal 29 de junho de 2008 at 16:55 Responder

    Gostaria de saber em qual edição da revista Super Nanny veio as placas de regras para o cantinho da disciplina e como faço para adquirir esse exemplar!

  4. Josely Lage 28 de abril de 2008 at 10:03 Responder

    O método é efeciente, isso é fato. Gostaria de que alguem me enviasse as gravuras para que possa colocá-lo em prática na minha casa. Tenho uma filha de 12 anos, um menino de cinco e outra menina de quase 3 anos. TÔ precisando mesmo!!! Podem mandar pro meu e-mail: [email protected]
    Obrigada.

  5. soeli regina ribeiro 26 de novembro de 2007 at 15:02 Responder

    por favor gostaria de saber se vc pode me mandar os desenhos da regras da super nanny..pois nao consigo encontrá-los..
    obrigada,

    soeli

  6. miguel 12 de Maio de 2007 at 07:37 Responder

    nao consigo escolher uma sao todas muito bonitas.parabéns!!!

  7. Chris Coelho 31 de março de 2007 at 19:47 Responder

    Olá,
    Aprimorei o cantinho da disciplina para a poltrona do castigo pra Maria Rita…e também tem dado certo!!! Não sabia que super nany tinha revista…vou procurar pra comprar..acho muito legais as dicas dela!! Ah! e o desfralde como está? Tô penando com minha pequena..
    Beijos
    Chris Coelho e Maria Rita

  8. Elaine Lobato 30 de março de 2007 at 20:11 Responder

    Oi mônica vou confessar que faz um tempo que acompanho seu blog mas nunca me inspirei a deixar um recadinho, lembro que acessei a primeira vez procurando no google brincadeiras de baby chá que eu tava organizando para minha madrinha , enfim apareceu o blog eu li um pouco gostei achei bem humorado e depois voltei pra visitá-lo algumas vezes rsrsr
    enfim e acabei te conhecendo um puquinho por aqui e a Amandinha tb que é muito linda
    bjs

  9. Silvia Abreu 30 de março de 2007 at 11:15 Responder

    Sou mae de primeira viagem e aprendo muito com suas experiências , estou passando por momentos dificílimos e ao ver as anedotas de Amanda me dá forças para continuar. Beijos a essa linda família!!!!

  10. paty madrinha preferida 24 de março de 2007 at 20:31 Responder

    Como q vc não tirou foto dela explicando pra Manu??!!! Mt maneiro!!!

  11. lilian 24 de março de 2007 at 19:54 Responder

    Monica,
    adoro o programa da nany..nao perdia nenhum!!!
    Acho o metodo fantástico mas o que eu nao entendia era como aquelas crianças bem pestinhas ficavam sentadas no canto da disciplina sem sair correndo…por mas mal educada que fossem elas permaneciam no cantinho ate serem ,liberadas…eu imagino que isso é dificil…mas vc viu que dar certo ne?

  12. viviane santos 23 de março de 2007 at 20:08 Responder

    A MINHA FILHA ESTA COM 1 ANO E 9 MESES E JA ENTENDE MUITA COISA,VAMOS ESPERAR OS 2 ANOS PRA ELA ENTENDER MAIS RSRS.
    BJS NA FAMILIA

  13. Jaqueline 23 de março de 2007 at 18:39 Responder

    Oi Monica! Caramba.. desde a sua gravidez acompanho a familia linda de vocês.. já tem um bom tempo que não apareço por aqui, mas foi maravilhoso acessar hoje e ver como estão todos lindos e felizes! Engraçado que vejo as fotos e ate parece que somos intimos quando vc nem me conhece rsrs, mas enfim, parabens sua familia é linda e vou continuar “acompanhando”. Ah o detalhe.. faço faculdade de pedagogia e vejo como é maravilhoso quando os pais seguem as recomendações de quem estuda ( to falando por exemplo do desfralde da Amandinha, adorei!) Enfim parabens pela educação que está oferecendo a Amandinha!
    Ah.. não querendo “responder” a Dany, mas o método do “cantinho” não deve ser usado em forma de ameaça pode perguntar para a super nany!
    se quise depois passo o meu orkut.. assim vc tb vai conhecer um pouquinho de mim!

  14. gislany 23 de março de 2007 at 13:55 Responder

    super legal mônica, mas com quantos aninhos vc acha que posso começar? o Gean Victor tem 1 aninho e 4 meses.
    me fale ok beijos parabéns sua filha é linda!!
    aproveitando vc tem orkut?me endentifico muito com vc gostaria de falar mais com vc!!!!

  15. Dany Burigato 23 de março de 2007 at 12:48 Responder

    Mô eu tb já uso esse método em casa e funciona muito mesmo, hoje em dia é só falar do cantinho que ela obedece na hora! eu aprovei o método! apesar que Isa tb é boazinha como a Amanda
    beijos

  16. Lúcia Japiassú 23 de março de 2007 at 12:30 Responder

    É verdade, funciona mesmo. Ela conta direitinho todas as regras, mas eu morro de peninha (coisas de vovó) 🙂

Deixe uma resposta