Brincadeiras e jogos

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Carlos Marcelo Bianchi

Brincadeiras e jogos

Como verdadeiros calouros na arte de cuidar de filhos, nós custamos a perceber que uma criança entendiada é igual a uma criança a ponto de explodir e de mau humor, que num deslize pode estar pulando na cama ou subindo as estantes.
Nos perguntávamos porque a Amanda tinha dias em que ela era ficava bem e em outros seu mau humor prevalecia e más atitudes estragavam nosso dia.

Felizmente notamos que em dias que ela estava sempre em atividade eram os dias bons e os dias ruins eram aqueles em que dávamos poucas coisas para ela fazer, se distrair ou, principalmente, quando precisávamos fazer alguma coisa em casa.

No caso de “precisarmos fazer alguma coisa”, quase sempre chamamos a Amanda para ajudar em alguma coisa e ela faz numa felicidade ENORME pois tudo que ela quer é ficar junto conosco. Isto SEMPRE funciona. Só alerto para quem quiser seguir esta experiência:

  • de que você deve dar tarefas que possam sair do controle (ou seja, ela possa fazer o que quiser do jeito que quiser sem prejudicar o trabalho real)
  • tenha mais de uma tarefa na manga pois ela sempre acaba rápido o que está fazendo! 😉



    Amanda me ajudando a montar a mesa do computador.
    (Encaixou 2 mamadeiras de brinquedo nos furos com o propósito de ajudar.)


    Contudo, em situações normais, o que fazer? A Mônica há cerca de 1 ano e meio comprou um livro super bacana chamado Jogos para o ano todo, de Josep M. Allué. Porém ao abrirmos e começarmos a lê-lo, percebemos um pequeno problema: a grande maioria das brincadeiras era a partir de 4 anos!! :/ Um pequeno balde de água fria que agora, um ano e meio depois, secou! 🙂

    Recentemente, nós relembramos do livro e, mesmo a Amanda tendo 3 anos, resolvemos usá-lo e tem sido muito legal! Embora a linguagem seja adulta demais, a grande maioria das brincadeiras seja para muitas crianças ou tenha condições estranhas (como por exemplo usar um para-quedas velho), tem muitas opções, variações de brincadeiras tradicionais e usar coisas simples como balde, bacia, algodão, folhas secas, etc. Vale a pena ter em casa, é uma ótima fonte de consulta.

    Ainda não temos fotos das brincadeiras com o livro (nem sempre a Amanda nos deixa tirar fotos), mas segue abaixo algumas fotos de brincadeiras recentes que fizemos com a Amanda.



    O maior barraco na sala!!! Hehehehe! Ela chama de cabaninha.


    Jogar ludo com ela nos surpeendeu.Diminuimos a qtde de regras e se saiu bem!
    A bacia ao lado é para ela jogar os dados sem zunir com eles a longas distâncias.


    Bem, a arte de pular no sofá deixamos para a casa dos avós! Hahahaha!.

    Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

  • Gostou desta matéria? Leia estas também!

    Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog! Cadastre-se para...

    Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

    Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

    3 comentários
     
    1. Dany e Isadora 8 de agosto de 2008 at 09:56 Responder

      QUe legal deve ser esse livro! coloca sempre umas dicas aqui pra gente! adorei a mamadeira no lugar dos pinos! Tb moro em apê e vivo tendo que inventar brincadeiras tb! Isa adora o dominó de bichos que ela já sabe jogar e tb um tapete de amarelinha que comprei pra ela que cabe bem na sala diverte muito! ela tentando se equilibrar numa perna pra pular é uma figura! Qto ao ludo eu não sei jogar!! vou pedir pra Amanda me ensinar!! beijos pra todos

    2. Lúcia Japiassú 7 de agosto de 2008 at 22:47 Responder

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…ADOREI as mamadeiras nos lugares dos pinos! eita criatividade danada! essa menininha vai looooooonge!
      E, não posso deixar de elogiar mais uma vez vocês dois pela preocupação de educá-la da maneira mais correta possível. PARABÉNS AOS DOIS!
      Um grande beijo no coração de cada um.

    3. Mônica Japiassú 7 de agosto de 2008 at 17:58 Responder

      Hahaahaha! As fotos escolhidas foram ótimas!
      Realmente, esse livro tem sido uma mão na roda pra gente!
      Tem cada brincadeira tão simples, mas que diverte tanto nossa biguiluxa!
      Assim que conseguirmos tirar fotos das brincadeiras, colocaremos aqui!

    Deixe uma resposta