Amanda, Letícia e ciúmes

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

Amanda, Letícia e ciúmes

Quando eu estava com uns 3 ou 4 meses de gravidez, eu e Celinho fomos conversar com a psicóloga da escola da Amanda. Ela nos deu dicas valiosas para evitarmos (ou, pelo menos, amenizarmos) possíveis ciúmes da Amanda com relação à Letícia:

1) Perguntar à Amanda se ela pode dar um pedaço do quarto dela pra Letícia (e seu berço também) e falar pra ela escolher o local para ficar sua cama e o berço da Letícia.

2) Sempre que comprarmos alguma coisa pra Letícia na frente da Amanda, comprar algo pra ela também. Ou então, comprar coisas pra Letícia sem a Amanda ver.

3) Assim que a Letícia chegasse em casa da maternidade, não mandar Amanda pra escola por um dia, pra ela ficar com a irmãzinha.

4) Me organizar para fazer todo o necessário pela Letícia antes da Amanda chegar da escola. Quando ela chegar, dar total atenção a ela.

5) Perguntar sempre pra Amanda se ela quer nos ajudar com a Letícia.

Nós aplicamos a dica 1 só no que diz respeito à Amanda dar o berço pra Letícia, e não houve a menor resistência, já que ela já não estava mais querendo dormir na mini-cama mesmo. Com relação ao local do berço e da nova cama, não quisemos arriscar pedir a opinião dela não. Hehehehe!

A dica 2, nós aplicamos desde o início e continuamos aplicando.

Sobre a dica 3, como a Letícia nasceu num sábado, a Amanda foi na maternidade no sábado e no domingo, e na segunda a mandamos para a escola, mas mais tarde do que ela costuma ir. Ela levou uma foto dela com a Letícia no colo e mostrou pra todos na escola, toda orgulhosa! Durante a primeira semana, ficamos levando a Amanda pra escola mais tarde do que de costume, pra ela participar um pouco dos cuidados com a Letícia.

Fiquei aplicando a dica 4 (que achei a mais importante) desde o início. É claro que algumas vezes é inviável, pois a Letícia está mamando bem na hora em que a Amanda chega da escola, mas na maioria das vezes tem dado pra eu dar bastante atenção à Amanda quando ela chega. E atualmente a Amanda aceita numa boa ter a atenção total do papai em vez da mamãe quando eu não posso. 🙂

Ainda aplicamos a dica 5 hoje em dia, mas não tanto como no início, pois a Amanda já não demonstra mais tanto interesse em ajudar, principalmente quando a tarefa é a troca de uma fralda suja! 🙂 Mas no início a Amanda se sentia importante nos ajudando a trocar fralda e dar banho na irmã.

Além desas dicas, uma que eu já tinha ouvido antes e achei bem interessante foi comprar um presente pra dar pra Amanda na maternidade, depois que a Letícia nascesse, dizendo que foi a Letícia que trouxe pra ela. Ela adorou o presente!

Bem, até umas 2 semanas atrás, a Amanda não tinha dado nenhuma demonstração de ciúmes. Agora ela tem demonstrado ciúmes quando brincamos, cantamos ou damos carinho só na Letícia.

Outro dia eu estava lanchando com a Amanda na mesa, enquanto o Celinho estava no sofá com a Letícia. Ele começou a brincar com a Letícia, fazendo vários sons diferentes e gesticular os braços pra ela rir. Na mesma hora a Amanda baixou a cabeça e fez uma carinha triste. Eu comecei a brincar com ela, fazendo cócegas, e ela se distraiu e começou a rir, mas em seguida falou pra mim que estava de mal com o papai porque ele não tinha feito aquelas brincadeiras com ela também. Eu expliquei que ela estava lanchando, então não era momento de brincar, e que o papai precisava ficar com a Letícia naquela hora pra gente lanchar, mas depois ele ficaria com ela também. Ela entendeu e ficou de bem com o papai de novo! 🙂

Da mesma forma, outro dia ela reclamou com a vovó Lulu no carro pois ela estava dando atenção só para a Letícia. A vovó teve que virar praticamente um polvo para distrair a Letícia, que estava chorando, e abraçar a Amanda ao mesmo tempo. Hahahaha!

Uma vez eu estava fazendo carinho na Amanda, e ela falou “Mamãe, faz carinho na Letícia também, senão ela vai ficar com ciúmes.”. Eu entendi isso como uma demonstração do que ELA sente quando a gente faz algo somente com a Letícia na frente dela.

Estamos tomando mais cuidado agora pra não deixarmos a Amanda sozinha enquanto damos atenção para a Letícia. Sempre chamamos a Amanda pra participar de tudo, exaltamos o fato dela ser grande e já saber fazer várias coisas sozinha, ficamos com ela contando história ou cantando na hora dela dormir… Parece que tem dado certo! Mas sabemos que quando a Letícia começar a fazer mais gracinhas, começar a falar, teremos que ter mais atenção ainda para a Amanda não ficar com ciúmes.

Pra finalizar, aí vão algumas fotos das 2 irmãs unidas:



Amanda imitando a irmãzinha, com direito a embrulhinho e tudo!


Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog! Cadastre-se para...

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

12 comentários
 
  1. JEANINE JAPIASSU 18 de julho de 2009 at 22:54 Responder

    QUE FOTOS MAIS LINDAS!!!

    DUAS GAROTINHAS BELAS!!!

    RECADINHO PARA AMANDA: MENINA LINDA, COMO VOCÊ SEGURA FIRME E COM CARINHO A IRMÃZINHA LETÍCIA!!!

    Beijos para todas,
    Jeanine

  2. Cris e Heitor 17 de julho de 2009 at 16:38 Responder

    Mônica, obrigada pelas valiosas dicas de preparação de convivência entre as suas meninas. Elas estão lindas e com certeza irei aplicar o método aqui em casa.

  3. cintia 6 de julho de 2009 at 22:40 Responder

    oi Monica tudo bem ? é aqui também o meu luquinhas está com ciúmes se falamos com o joão , ele chama para olhar para ele fala ei você não esta me vendo não é , ou brinca comigo também como eu te falei ele tem ciumes do lugar que ele acha que perdeu eu explico mas ele não entende né . muito obrigada por lembrar do aniversario dele ele ficou todo feliz pois ganhou o elmo um boneco que rir quando faz cócegas nele . vou mandar para seu email a foto dele e do joão henrique e minha tá um grande beijo pra vc e suas filhinhas

  4. tia cacau 4 de julho de 2009 at 18:47 Responder

    Muito lindas! Adorei e são minhas sobrimhas heim! A última foto tá show! Lindíssimas!

  5. Leozinho 3 de julho de 2009 at 23:22 Responder

    Ah, gente… esssa dose de ciúmes é normal… mas é lindo o amor entre elas…

  6. Dani e afilhadas 3 de julho de 2009 at 21:55 Responder

    Oie, que lindas as fotos das meninas juntas. Sobre o ciúme, acho que posso falar um pouco também, pois a Júlia fez 5 anos em março e a Laura faz 6 meses esta semana. Além destas dicas que receberam, uma que usamos muito é mostrar que a Laura ri sempre pra Júlia, porque ela é uma irmã grande muito legal e bla bla bla. A pediatra tinha alertado que com 3 meses, a Laura iria chamar mais atenção e a Júlia teria ciúmes. A única coisa que demonstrou e poucas vezes, foi com o pai quando pegava a Laura no colo. E agora com quase 6 meses de nascida e já comendo as papinhas, a Júlia cismou que quer a comida na boca também. Deixamos ela pegar sempre que quer a irmã no colo (sentada), e evitamos brigar para ela fazer silencio, por causa da irmã. A Laura já está acostumada a dormir com os gritos da Júlia pela casa. Depois até escrevo mais para voces.
    Bjss e bom final de semana

  7. Joyce Japiassu 3 de julho de 2009 at 19:47 Responder

    Gente, essa última foto ficou um sonho. Lindas d+!!!!

  8. Joyce Japiassu 3 de julho de 2009 at 19:47 Responder

    Gente, essa última foto ficou um sonho. Lindas d+!!!!

  9. lúcia japiassú 3 de julho de 2009 at 18:53 Responder

    Acho que vocês dois estão nota 1000 pela maneira que estão criando suas filhinhas!
    Agora…essa foto das duas rindo…ESTÁ LIIIIIIIIINDA! Sou obrigada a repetir que minhas netas são lindas! Isso porque não sou uma avó coruja! kakakakakakakakakak

  10. lúcia japiassú 3 de julho de 2009 at 18:53 Responder

    Acho que vocês dois estão nota 1000 pela maneira que estão criando suas filhinhas!
    Agora…essa foto das duas rindo…ESTÁ LIIIIIIIIINDA! Sou obrigada a repetir que minhas netas são lindas! Isso porque não sou uma avó coruja! kakakakakakakakakak

  11. Tia dinda Paty 3 de julho de 2009 at 18:49 Responder

    FOFAS!

  12. Tia dinda Paty 3 de julho de 2009 at 18:49 Responder

    FOFAS!

Deixe uma resposta