8 coisas que aprendemos este ano: lição 7

Casamento  /   /  Por Carlos Marcelo Bianchi

Lição 7: Não dê ouvidos ao que a sociedade pensa. Você pode viver aquilo em que você acredita.

Antigamente, na sociedade do passado:  mulher não pode sair sozinha, ir trabalhar, não pode se divorciar, homem tem que ser a autoridade inquestionável da família. Mesmo após muitos anos, hoje a sociedade continua querendo impor seus valores, mas são coisas muito diferentes de outrora: você tem que separar o lixo, seja organizado, faça carreira meteórica, seja empreendedor seja onde for, cultive amizades, leia de tudo, cuide dos animais e dos mendigos, participe disso e daquilo, tenha interesse pela política, reclame, proteste, compre a casa, compre o carro, mostre status, tenha facebook, whatsapp, corra, nade, pratique esporte, vá ao médico sempre, faça comida saudável, ignore propagandas maliciosas, proíbam novelas e músicas, trabalhe somente com o que lhe faz feliz.

Só imperativos e, quando você menos percebe, não está vivendo sua vida; está tentando viver os valores que ficam alardeando em nossa cabeça o tempo todo, goela abaixo. Tudo ao mesmo tempo. Além de não conseguir, você vai se frustrar, se deprimir.

Parece que as pessoas estão perdendo seu direito de serem imperfeitas, de errarem, de escolherem o que fazer ou deixar de fazer e de fazer o que é possível, como se todo mundo fosse criança e não soubesse das consequências. Ou seja, a sociedade continua a mesma, pressionando as pessoas a seguirem o script social dela.

Aprendemos este ano a parar de ouvir o que a sociedade quer que nós façamos, e passamos a só ouvir, dentro de nós mesmos, o que queremos fazer, selecionando o que podemos fazer a cada momento.

Leia as lições anteriores:

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Toda virada de ano é a mesma coisa: fazemos listas com váááárias coisas que prometemos que vamos...

Segundo o Instituto Gottman – que faz pesquisas sérias com milhares de casais há mais de 40 anos -,...

Sabe quando você realiza um SONHO que você traçou 4 anos antes e fica EMOCIONADA quando vê o...

3 comentários
 
  1. Gigante Leo 30 de dezembro de 2013 at 10:39 Responder

    Estou indo AGORA apagar minha conta no face.

    • Carlos Marcelo Bianchi 30 de dezembro de 2013 at 11:10 Responder

      Hehehehe! Você não precisa fazer isso pois seu Facebook tem um objetivo. Eu não tenho conta no facebook até hoje e pretendo continuar assim. Basta um de nós dois ter. Também não tenho interesse em whatsapp. Convencionei que os únicos canais de comunicação comigo são o celular, o email e o blog. Três já está de bom tamanho, não? 🙂 O Facebook é extremamente dispersivo e não está errado, esse é o objetivo dele. Estamos vivendo um momento de querer manter o foco para realizar um monte de coisas que não envolvem Facebook. Para se abrir um canal de comunicação, tem que ter uma finalidade, um propósito, senão será mais uma perda de tempo. Por exemplo: tenho skype, mas só uso quando viajo.

Deixe uma resposta