4 anos com Biguiluxa!

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

4 anos com Biguiluxa!

Há exatamente quatro anos, nossa família se consolidou, com a chegada da nossa esperada e amada Amanda! (por coincidência, estou começando a escrever este post às 23h26 do dia 26/12, hora em que ela nasceu)

De lá pra cá nossa vida só melhorou, com muito mais amor, muito mais alegrias, muito mais aprendizado, muito mais paciência, muito mais cor-de-rosa! 😀

Hoje é dia de relembrar tudo que aconteceu no ano que passou. Hoje é dia de fazer uma retrospectiva de como foi o quarto ano da nossa princesinha.

E como todo ano que passa, parece que este foi o ano em que a Amanda mais evoluiu, o ano em que ela mais desenvolveu seu aprendizado. Foram tantas novidades, tantas gracinhas, tanto orgulho!

Ela aprendeu muito acerca dos números. Já sabe contar até 100, tropeçando de vez em quando apenas na seqüência das dezenas. Sabe identificar quase todos quando os vê escritos. Está aprendendo a ver que horas são em relógios digitais. Já sabe fazer contas simples de soma e subtração, envolvendo números de 1 a 10, usando as mãos para ajudar.

Outro aprendizado grande foi com relação às letras. Ela aprendeu a escrever seu nome (primeiro no computador, e depois, no papel). Sabe identificar e escrever (com letra maiúscula, de forma) todas as letras do alfabeto. Pede para soletrarmos algumas palavras para ela mesma escrevê-las. Sabe escrever PAPAI e MAMÃE sozinha. Demonstra que está doida pra aprender a ler, perguntando bastante o que está escrito nos lugares (e às vezes tentando adivinhar).

E tudo isso por interesse próprio, pois acreditamos que não devemos forçar nada antes da hora. Mas também acreditamos que não devemos tolher o interesse dela. Então, quando ela pergunta como se escreve algo ou que número vem depois do 100 ou como se faz alguma atividade do livro de atividades dela, nós a ensinamos. Se ela continuar interessada e perguntar mais, continuamos incentivando; se ela não demonstrar interesse, deixamos para a hora certa.

Amanda fez sua primeira viagem de avião este ano, e adorou! Falava que estava em cima das nuvens e prestou atenção em tudo! Fomos para Vilha Velha e depois para o Beto Carrero, local que a Amanda não esquece! Vive falando que quer ir lá de novo! Quem quiser relembrar, veja os posts de abril de 2008. 🙂

Ela começou a fazer aulas de balé e natação. Participou de uma apresentação de balé no fim do ano, dançando em cima de um palco, sem ficar envergonhada (é, estou devendo um post sobre isso!). E a natação, ela só iniciou em novembro, depois de passar meses falando que queria começar logo. Ela adora e parece uma peixinha quando está na piscina!

Este ano a Amanda começou a prestar mais atenção em jogos, tais como: Ludo, tapão (um jogo de baralho que ela adora!), quebra-cabeça, jogo da memória etc. Ela adora sentar conosco para jogar, e nós adoramos compartilhar momentos tão divertidos com ela!

Após a chegada da Segundinha na minha barriga, Amanda tem demonstrado muito carinho pela irmãzinha. Beija e abraça minha barriga todos os dias e diz que vai nos ajudar a cuidar dela. Será que depois que ela nascer, esse carinho vai continuar ou os ciúmes vão pintar? 🙂

Mais pro fim do ano, a Amanda passou a falar o R direitinho, em palavras tipo frio, para, louro etc. Essas e outras coisas nos mostram que nossa Biguiluxa está crescendo… Não é mais nossa bebezinha, mas sim nossa mocinha de 4 anos!

Amandinha, nós te amamos MUITO e adoramos ter o privilégio de acompanhar sua evolução de perto! Este ainda é só o início de uma linda vida que você tem pela frente!

Parabéns pelos seus 4 aninhos, minha filha!


Fotos do nosso piquenique comemorativo:


Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog! Cadastre-se para...

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

11 comentários
 
  1. Mônica Japiassú 6 de janeiro de 2009 at 08:26 Responder

    Ih, Mariana, dessa vez estou meio displicente com as fotos da gravidez! Não sei nem se já tenho fotos de todos os meses, que dirá com a mesma roupa! Hehehehe! Tenho que me emendar! 🙂

  2. Mariana. 5 de janeiro de 2009 at 21:43 Responder

    Owww! Já fez quatro anos! Estou ficando velha, rsrsrs! Mônica, dê parabéns à Amanda por todos nós, viu? Obs: Você vai ter roupa oficial de grávida dessa vez?

  3. JULIE 29 de dezembro de 2008 at 16:34 Responder

    ADOREI O POST SOBRE A EVOLUÇÃO DA AMANDINHA….FELIZ ANIVERSÁRIO AMANDINHA QUERIDA…. VOCÊ NEM FAZ PARTE DA MINHA FAMILIA, MAS ACOMPANHO TANTO OS SEUS PASSOS QUE CONSIGO FICAR FELIZ COM OS SEUS APRENDIZADOS COMO FICO COM O DOS MEUS PRIMOS. É COMO SE FOSSE UMA VELHA CONHECIDA. SOBRE O CARINHO QUE ELA SENTE PELA IRMAZINHA VOU DIZER PORQUE TENHO UMA IRMÃ TAMBÉM E COM UM DIFERENÇA DE IDADE DE 1 ANO E MEIO ENTRE EU E ELA. BRIGAS TIVEMOS AOS MONTES, TAPAS, MORDIDAS, PUXOES DE CABELO…CRUELDADE DE CRIANÇA MESMO…. MAS CRESCEMOS UNIDAS… DIVIDIMOS MOMENTOS, SEGREDOS… A MELHOR COISA QUE ACONTECEU NAMINHA VIDA FOI A MINHA IRMÃ. HOJE MORAMOS JUNTAS E DIVIDIMOS MUITO MAIS COISAS COMO PROBLEMAS, PREOCUPAÇÕES, CONTAS… VIVEMOS LONGE DOS NOSSOS PAIS E NAO EXISTE OUTRA PESSOA COM QUEM GOSTARIA DE MORAR QUE NÃO FOSSE ELA. ELA É A MINHA PARCEIRA…AQUELA QUE ESTÁ SEMPRE AO MEU LADO PARA O QUE EU PRECISAR. MEU RECANTO, MEU LAR… COM QUEM EU CONTO PARA HORAS BOAS E RUINS… ACHO QUE A SEGUNDINHA E A AMANHDINHA SE DARÃO MUITO BEM E ESPERO QUE ELAS TENHAM O MESMO AMOR E CUMPLICIDADE QUE SINTO EM RELAÇÃO A MINHA IRMÃ. AMO ELA DEMAIS.

  4. Tia dinda Paty 28 de dezembro de 2008 at 21:28 Responder

    Hj é dia da Sagrada Família. Queria deixar a oração pra vcs aqui.

    Que nenhuma família comece em qualquer de repente,
    Que nenhuma família termine por falta de amor.
    Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente,
    E que nada no mundo separe um casal sonhador.
    Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte,
    Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.
    Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte,
    Que eles vivam do ontem, do hoje e em função de um depois.
    Que a família comece e termine sabendo onde vai,
    E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.
    Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor,
    E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

    Abençoa, senhor, as famílias! amém! abençoa, senhor, a minha também.

    Que marido e mulher tenham força de amar sem medida,
    Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão.
    Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida,
    Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.
    Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos,que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois.
    Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho,
    Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.
    Que a família comece e termine sabendo onde vai,
    E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.
    Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor,
    E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

    Abençoa, senhor, as famílias! amém! abençoa, senhor, a minha também.

  5. Dany Burigato e Isadora 28 de dezembro de 2008 at 13:08 Responder

    Parabéns Amanda!! muita saúde e alegrias!! muitas felicidades lindinha da titia!! mil beijos!!

  6. Dagner e Juju 28 de dezembro de 2008 at 01:31 Responder

    Parabéns, Amandinha!

    Beijo meu e da Juju que tá aqui no meu colinh, agora, repetindo o seu nome sem parar!!! 🙂

  7. José (pai da Mônica) 27 de dezembro de 2008 at 12:50 Responder

    Parabéns para a minha netinha querida!

  8. Tatiane 27 de dezembro de 2008 at 11:50 Responder

    Eu naum posso deixar de parabenizar a familia linda de vcs…
    tenho acompanhado o blog…desde de q vc estava gravida…(encontrei por acaso no google procurando coisas sobre bebes)e adoro td…poder saber q existe sim familia feliz e solida hj em dia eh esperança de um futuro bom…desde q comecei a ler as histórias do blog…mudou mta coisa pra mim…hj to casadinha…por coincidencia com kem tb conheci pela internet…e agr estamos esperando nosso primeiro bebe…ainda naum sei o sexo…mas to doida pra pintar minha vida de cor de rosa como a de vcs…mas nunca deixo de dar uma passadinha aki e conferir as novas da fofuxa da Amanda..
    enfim…parabéns e saibam q tem kem admira mto vs mesmo q naum comente sempre por aki…
    Beijos com carinho…taty

  9. Tia dinda Paty 27 de dezembro de 2008 at 10:49 Responder

    Detalhe pra foto do meio… Dedo mindinhodo Marcelo completamente torto e o da Amanda ficando igual! huauhahuauhauhauh

  10. Tia dinda Paty 27 de dezembro de 2008 at 10:46 Responder

    E eu sou a tia dinda mais babona do universo!! Sério, esse post, na minha opinião foi o melhor d td o blog, quase correu uma lágrima.
    Eu tenho o privilégio d participar dessa família. Tenho mt orgulho d vcs 4. Eu não imagino minha vida sem vcs. E tb não vejo a hora da Titi chegar (Já arrumei um apelido pra ela… hahah)
    Nossa, como passou tão rápido… Lembro do dia q a sua bolsa estourou lá na casa velha, e ainda estavamos comendo as sobras do Natal… Tantas coisas aconteceram, qd ela tinha o gesso, já bebê superou um obstáculo…
    Vcs realmente são um exemplo de família e a minha maçaroquinha é um exemplo de filha, neta, prima, sobrinha e afilhada. Simpatia desde bebê (tirando seus dias de mau-humor qd acorda, q tb é engraçado), educada, meiga, carinhosa… Nossa… ela é td d bom. Graças a Deus eu tenho os sobrinhos mais lindos do mundo.
    Obrigada a vc e ao Marcelo por ter dado a 2ª alegria a família (pq depois q as crianças nasceram a família melhorou mt, se uniu mais) e ter me dado a honra d ser madrinha dessa riqueza. E obrigada mais uma vez por nos dar mais um anjo.
    Parabéns pra minha linda, cada dia mais linda…. E sábado q vem eu estarei lá comemorando mais 1 d mts anos q ainda virão.
    É isso aí…. Vou parar d falar pq… “O moço não tá gostando…” hahahahah
    Bjs

  11. Cicero 27 de dezembro de 2008 at 07:35 Responder

    Parabéns à família JBS2 por mais este aniversário! Certamente, um dos grandes motivos para a Amandinha ser essa pessoa maravilhosa que é, são os pais que ela tem. Parabéns a Amandinha por mais um ano de vida! Parabéns aos pais por tudo, em especial pela segundinha!
    Grande abraço.
    Cícero

Deixe uma resposta