Último mês de gravidez

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

Último mês de gravidez

Este último mês de gestação da Letícia tem sido mais cansativo do que o da Amanda. Talvez seja porque na época da Amanda eu trabalhava em casa até completar 8 meses de gravidez. Aos 8 meses, fui convocada por um concurso público que havia feito meses antes, então trabalhei durante 3 semanas e entrei de licença-maternidade. Então, como eu tinha acabado de entrar na empresa, ainda não tinha muito trabalho para eu fazer (até porque não valia a pena me passarem algum trabalho que não pudesse ser finalizado em menos de 1 mês). Acho que o ritmo light de trabalho me fez não me cansar muito naquela época.

Hoje a realidade é outra: eu estava trabalhando fora desde bem antes da gravidez da Letícia, tenho responsabilidades bem maiores, e é comum eu precisar andar entre os diversos prédios da empresa durante o dia, o que me faz chegar em casa à noite totalmente sem energia.

Chego em casa doida pra ficar deitada, quietinha, até a hora de dormir. Mas é só eu me sentar ou deitar no sofá, que a Letícia começa com as mexidas desvairadas dela. Heheheheh! Acho que ela gosta de ficar de cabeça pra baixo, que é sua atual posição na minha barriga. Quando fico em pé, ela fica totalmente na vertical. Deve ser emocionante pra ela! Tô até pensando em testar colocá-la nessa posição quando ela começar a chorar, depois de nascer. O que vocês acham? 😉

Tenho chegado em casa também com pernas e pés vermelhos e inchados. Tenho dormido com um almofadão nos pés para deixar as pernas pro alto e uma almofada embaixo do travesseiro, para meu tronco ficar inclinado, evitando refluxo e falta de ar. A melhor posição pra dormir tem sido com a barriga pro alto, pois se fico de lado, a Letícia começa a chutar, reclamando!! 🙂

Quando acordo, minhas mãos estão tão inchadas, que nem consigo fechá-las. Mas durante o dia vão melhorando. O que tem acontecido bastante durante o dia é eu ficar com falta de ar. Preciso respirar fundo constantemente.

Parei de ir para a natação desde a semana passada, por pura falta de disposição pra arrumar mochila, acordar às 5h30 da manhã, nadar, tomar banho e me arrumar pro trabalho em um vestiário não muito atraente… Ufa, canso só de pensar!

Tenho sentido bastante sono depois do almoço, coisa que não tinha acontecido até os 7 meses de gravidez.

Nos fins de semana até que tenho conseguido dormir bastante, graças à Amanda ter saído dorminhoca como eu, e ao Celinho estar ajudando muuuito com as tarefas domésticas e ficando com a Amanda pra eu descansar. Se não fosse assim, acho que até nos fins de semana eu ficaria o dia todo com sono, já que tenho acordado 2 ou 3 vezes durante a madrugada pra ir ao banheiro. Acho que isso já é obra da perfeição do corpo humano, que prepara a mamãe para as noites mal dormidas que virão após o bebê nascer. 🙂

Bem, como vocês podem ver, o último mês de gravidez não é mole não! Mas não se assustem, futuras mamães, porque apesar disso tudo, VALE MUITO A PENA!!! Basta admirar a foto abaixo pra vocês verem como tenho razão:

Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog! Cadastre-se para...

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

8 comentários
 
  1. gislany 30 de março de 2009 at 10:23 Responder

    Realmente é linda essa foto , estou tomando coragem pra engravidar tbm de novo , pois o Gena Victor já tem 3 aninhos e faz 4 em novembro . linda amo essa família linda!!!

  2. Daniela Burigato 30 de março de 2009 at 09:26 Responder

    Amiga já está tão perto da Letícia chegar!! Nossa passou muito rápido pra mim! que bom que Amanda é dorminhoca, não tive essa sorte:)
    mil beijos

  3. Cris e Heitor 30 de março de 2009 at 08:12 Responder

    Mônica,
    Final de gravidez é mesmo cansativo, mas FALTA POUCO!!! Minha dica é que você diminua o seu ritmo de trabalho… Avise a todos na empresa que está em operação tartaruga e abuse de todas as gentilezas que lhe quiserem fazer. Afinal, vocês merecem! E se você está tendo sono é porque o corpo e a Letícia estão pedindo para descansar!
    Dê corda a esta preguiça! Que lindo ver a Amanda abraçando a “irmã”!
    Bjs,
    Cris e Heitor

  4. José (pai da Mônica) 29 de março de 2009 at 22:11 Responder

    Minha queridinha, esta semana chegue mais tarde ao trabalho e saia bem mais cedo! Fique apenas o tempo suficiente para passar o serviço para o seu colega. Você não pode se cansar!

  5. Tia dinda Paty 29 de março de 2009 at 20:56 Responder

    Essa foto tá tudo! =)

  6. Dani e afilhadas 29 de março de 2009 at 18:55 Responder

    hahaha, tive que rir imaginando a cena da Letícia chorando.
    Linda essa foto.
    Bjs Dani

  7. Carlos Marcelo 29 de março de 2009 at 18:47 Responder

    Dá beijinhos nas meninas! Dá dá dá!

  8. Lúcia Japiassú 29 de março de 2009 at 18:40 Responder

    Já ri muito aqui com seus planos para a Letícia depois que nascer, quando estiver chorando! ahahahahah
    Final de gravidez é cansativo mesmo, mas falta pouquinho…agora é contagem regressiva, né?
    Essa foto está linda! É muito lindo o carinho que a Amandinha tem pela irmãzinha antes de ela nascer! é uma fofa essa menina!

Deixe uma resposta