Tô de olho!

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

Tô de olho!

Oi, pessoal! Há quanto tempo, né? Pois é, o tempo livre está cada vez mais escasso… Mas não se preocupem, pois nunca vamos abandonar este nosso cantinho!

Não vou conseguir contar todas as novidades da Amandinha desde o último post, porque agora cada dia é uma coisinha nova que ela faz, mas vou contar algumas.

Atualmente a Amanda está com 1 ano e 5 meses, e esta está sendo a melhor fase até agora! Ela interage bastante conosco, repete tudo que a gente fala, expressa suas vontades com palavras, começa a dormir praticamente sozinha, e faz muuuitas gracinhas que nos deixam mais e mais babões!

O assunto deste post vem de uma das gracinhas que ela tem feito. Começou assim: um dia o Marcelo estava sozinho com ela em casa, e ele estava na cozinha e ela na sala. Ele a achou muito quieta e falou “Amanda, tô de olho!”. A danadinha saiu correndo pra cozinha, com as mãozinhas levantadas, como quem estava realmente fazendo alguma besteira! Hahahahaha!!

Nós fizemos isso algumas outras vezes, aí virou brincadeira pra ela. Agora, sempre que ela fica sozinha em algum cômodo da casa, ela mesma grita “Papaaaaai! Olho!”. E ainda coloca o dedinho abaixo do olho, como nós fazemos pra ela.

Não lembro até que etapa do desmame cheguei a contar aqui no blog. Agora o desmame chegou a 99,9%. Algumas poucas vezes a Amanda ainda fala “Qué mamá” e fica colocando minha mão na minha blusa, pra eu abaixá-la. Mas eu digo que o mamá mimiu ou acabou. Ontem mesmo aconteceu isso, aí ela falou “Dô mamá” e não pediu mais (“Dô” = acabou).

Mas o impressionante é que eu ainda tenho leite! Anteontem ela pediu e eu acabei cedendo, porque ela dormiu pouquinho de tarde e eu precisava que ela dormisse mais, porque eu tinha um monte de coisas pra fazer, aí amamentei, pra ver se ela dormia de novo. Ela dormiu, só que não largou o peito 1 só minuto! Acabou que não fiquei livre pra fazer minhas coisas! Heheheheh!

A Amanda já quase conta de 1 a 10 sem errar. De 1 a 5, ela já conta. Do 6 ao 10, ela pula um número às vezes. Não sei se vocês lembram que eu falei aqui no blog que eu fazia massagem nos seios com Massê durante a gravidez, e ficava contando alto de 1 a 10 enquanto fazia a massagem, pra Amanda já ir aprendendo. Eu falava isso brincando, mas pelo jeito, deu certo mesmo! 🙂 Mas é claro que há um estímulo de nossa parte agora. 🙂 Ela vê muito os DVDs da Xuxa, e em quase todos aparece a contagem de 1 a 10 entre uma música e outra. E nós também ficamos contando objetos pra ela, de 1 a 10, desde cedo.

Ela já reconhece e fala todas as vogais, na seqüência certinha. Isso também se deve ao estímulo da nossa parte e dos DVDs da Xuxa.

Ela reconhece as palavras VOVÓ, MAMÃE, PAPAI e PEDRO. Nós ficávamos mostrando as palavras a ela e falando, até que ela associou e, quando mostramos uma dessas palavras, ela fala. Outro dia ela estava brincando com o teclado do computador. Eu falava uma letra, e ela apertava a tecla correspondente. Aí, sem eu falar, ela apertou a tecla V e falou vovó!

Mas não pensem que fazemos essas coisas porque queremos adiantar as coisas. Sabemos que às vezes é até ruim para a criança adiantar certas fases, mas estamos estimulando esse lado da Amanda porque ela demonstra gostar de aprender esse tipo de coisa. Quando sentamos na frente do computador, ela logo vem falando “AAA”, pra gente abrir o Word e escrever as letras e números pra ela falar. Acontece o mesmo quando pegamos um papel pra desenhar. Então, já que ela gosta, vamos continuar estimulando, né? 🙂

A Amanda está em total clima de Copa! Quando perguntamos a ela “O que o jogador faz com a bola?”, ela grita GOOOOLLL!!!, e às vezes ainda fala “IL” (Brasil) depois. 😀

Quando falamos “Faz capoeira”, ela coloca as 2 mãos no chão e levanta uma perna pra trás, e ainda fica balançando a perninha. Uma gracinha! 🙂 E agora deu pra fazer alongamento! Ela começou, do nada, a juntar as 2 mãos nas costas e esticá-las, aí a gente falou “alongamento” na hora, pra ela associar. Agora, sempre que falamos pra ela fazer alongamento, ela faz esse gesto. 🙂

Agora nem dá mais pra fazer uma lista das palavras que ela fala, porque ela tem repetido tudo que a gente fala (sempre a última palavra da frase), então a cada dia são várias palavrinhas novas. Mas é claro que tem aquele vocabulário que ela fala mais, e fala por si só, sem ficar só repetindo. Mas as palavras que ela repete, acaba incorporando ao vocabulário depois de repetir algumas vezes.

Bom, acho que por hoje já está bom de babação, né? 🙂 Até apróxima, pessoal!



Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog! Cadastre-se para...

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

8 comentários
 
  1. Sânia 13 de junho de 2006 at 08:28 Responder

    Simplesmente: FOFIIIISSSSSIIIIIIIMMMMAAAAAA!!!!!!!!!!

  2. Lua 12 de junho de 2006 at 19:19 Responder

    Que linda que esta a Amandinha…. agora me conta uma curiosidade: vc comprou qualy, vigor ou cremosa??????? hehehe…. bjus

  3. Carlos Marcelo 12 de junho de 2006 at 16:10 Responder

    Peraí!!! Essa foto a gente ia cobrar a propaganda das margarinas!!!! 🙂

  4. Lúcia Japiassú 12 de junho de 2006 at 14:16 Responder

    Essa menininha é mesmo uma gracinha! a cada dia que passa fica mais espertinha ! 🙂

    Agora…essa foto é puro merchandising! se eu fosse vocês ia oferecer aos fabricantes das margarinas, quem sabe a Amanidnha ganha uma graninha? :))))

    Beijinhos

  5. viviane victorino 12 de junho de 2006 at 13:54 Responder

    oi monica e a primeira que faco um comentario no seu blg,e uma vergonha ,por que eu ja acompanho o crescimento e as gracinhas da amanda desde os seus 6 meses tenho uma filha que se chama ana clara que completou 1 ano ontem eo o joao victor de 7 anos continue ;linda a sua filha e nao esqueca de atualizar sempre o blog . beijos viviane

  6. Cláudia 12 de junho de 2006 at 13:35 Responder

    Nossa, como está adiantada essa menina, hein?!
    Tá cada dia mais lindinha.
    João Pedro que aguarde….rs
    Depois quero dicas sobre o tal DVD da Xuxa tá?
    Muitos beijos,
    Cláudia

  7. Vivi 12 de junho de 2006 at 12:31 Responder

    Que linda passeando no mercado!
    Eu vi a capoeira no niver da Vovó. Muito engraçada!!!
    Acho mt legal esses estímulo, pq vcs estão aproveitando a facilidade e o interesse dela sem forçar a barra.
    Ela será super espertinha no colégio.
    Adorei o seu niver Mônica apesar do mico das festinhas antigas no telão hehehe Ri mt!!!

  8. Dany e Isadora 12 de junho de 2006 at 12:31 Responder

    OI Mô adorei falar com vc ontem! amei o post novo, saber das últimas gracinhas da Amanda, que é realmente muito inteligente!! a Isa tb aprendeu os números na Xuxa, acho legal estimular qdo a criança demonstra gostar, eu tb faço isso, não vou ficar podando.
    Amandinha está cada dia mais linda, o cabelo crescendo, adorei a foto!!esse sorriso maroto dela:)
    beijos

Deixe uma resposta