O que faz o amor durar?

Casamento  /   /  Por Mônica Japiassú

Ontem vi a notícia do divórcio do Bill Gates. Ele escreveu: “depois de 27 anos de casamento, depois de muito pensar e de trabalhar bastante em nosso relacionamento, não acreditamos mais que podemos crescer como casal.”

Fiquei triste. Sempre fico, quando vejo um casamento acabar – ainda mais depois de tantos anos juntos, tantas histórias vividas…

A primeira pergunta que vem à minha mente é: O que fez o amor acabar?

Eu sei que o amor não acaba de um dia pro outro. Sei que é um processo que, muitas vezes, o casal não consegue nem identificar quando começou.

Mas, se o casal parar pra refletir sobre os últimos anos, certamente vai perceber que algumas atitudes pequenas e diárias que eles faziam foram se esvaindo com o tempo…

Talvez um “eu te amo” que parou de ser falado, um beijo que deixou de ser dado, um cafuné que nunca mais foi feito…

Talvez as conversas, que eram frequentes e calmas, que passaram a ser mais espaçadas e com tom mais ríspido…

Talvez alguém de fora que tenha passado a dar mais atenção do que o casal tinha dentro de casa…

Talvez… talvez… talvez…

Talvez seja uma utopia de minha parte ter a esperança de que os casais passem a perceber essas “pequenas coisas” que vão fazendo o amor diminuir, a tempo de reverter o processo que faz o amor chegar ao fim.

Porque, sim, eu acredito fortemente que isso é um processo que dura meses ou anos. E se o casal conseguir perceber isso enquanto ainda existe amor por parte dos dois, eu acredito que é possível fazer o amor voltar a crescer – e durar.

E você, que está aqui lendo esse texto, o que pensa sobre esse assunto?

Pra você, o que faz o amor durar?

Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Participo de um grupo no telegram sobre finanças (na verdade mais espectador do que participativo...

Qdo eu era criança, meu sonho era ter a minha família. De tudo que tinha observado e lido até...

Há muitos anos atrás eu aprendi que quando um grande projeto ou sonho dá errado ou deu um nó...

12 comentários
 
  1. Maria Celia Alvim 9 de junho de 2021 at 12:42 Responder

    Mônica, saiu errado, o dinheiro não fortalece nada, bjs

  2. Maria Celia Alvim 9 de junho de 2021 at 12:40 Responder

    Querida esse mês eu e Sergio estamos fazendo 42 anos de casados, 44 de namoro e 48 que nos conhecemos, simplesmente uma vida inteira, a primeira coisa que posso dizer que a união se fortalece tendo dinheiro, isso não existe, o que realmente vale em primeiro lugar o amor, depois o companheirismo, a confiança, a amizade, a cumplicidade e acima de tudo a lealdade, a confiança mútua, posso dizer que não foi tudo flores,que continuamos nos amando desde o primeiro beijo e construímos juntos uma família linda e unida, graças a Deus.Bjs

    • Mônica Japiassú 9 de junho de 2021 at 18:47 Responder

      Que alegria receber seu comentário aqui no nosso blog, Célia! U-A-U!! O amor de vocês já dura muuuuuito tempo mesmo! Fico muito feliz quando vejo casais como vocês, que AGEM dia após dia pra fortalecer o amor! Obrigada por deixar seu depoimento aqui! Beijos e muitas felicidades pra vocês!

  3. Alexandre Japiassu 6 de maio de 2021 at 11:40 Responder

    Acho que as pequenas coisas do dia a dia podem fortificar ou derrubar o relacionamento. Precisamos ajustar o olhar sempre considerando que somos um só e que toda ação reflete nos 2. Assim, o apoio mútuo, a admiração e a solução de problemas serão constantes.

  4. Thais R. 4 de maio de 2021 at 22:58 Responder

    Acredito que o que faz o amor durar são várias conexões ao mesmo tempo, conexão mental, espiritual (suas crenças e a forma que você vive) e a conexão amorosa (e tanto atração física). Além do cotidiano, serem unidos e tendo tempo para o casal. 🙂

    • Mônica Japiassú 5 de maio de 2021 at 08:56 Responder

      Obrigada pela sua contribuição, Thais! Realmente, o que faz o amor durar é um conjunto de coisas, e não apenas uma! Gostei do que você escreveu! 🙂

  5. Amanda Japiassú 4 de maio de 2021 at 17:08 Responder

    Adorei o seu ponto de vista! Também acho que, quando o casal deixa o relacionamento cair na rotina, vai parando de fazer coisas sem perceber e acaba diminuindo o amor aos poucos. Acho que o que faz o amor durar é principalmente ambos se mostrarem presentes na vida uns dos outros, demonstrando que se amam <3

    • Mônica Japiassú 4 de maio de 2021 at 17:39 Responder

      Fiquei feliz com seu primeiro comentário aqui no blog! 😀 Obrigada por deixar a sua contribuição! Eu concordo com você! 🙂

  6. Carlos Marcelo Bianchi 4 de maio de 2021 at 16:47 Responder

    Belo texto! 🙂 O caso deles é bastante curioso porque, teoricamente, eles tinham todos os recursos do mundo para reverter a situação, mas, parece que em algum ponto eles devem ter se dado conta que não havia mais interesse em manter aquele relacionamento e, provavelmente, outros interesses surgiram.

  7. Carol Portela 4 de maio de 2021 at 15:09 Responder

    Para mim são as ações diárias mesmo, e a vontade constante de continuar construindo coisas juntos (compartilhando interesses, sonhos, vontades). Precisa de esforço e atenção mútua sempre. Aqui nós temos buscado a cada dia prestar atenção nas nossas ações, no que é importante para o outro, e sempre sonhar/desejar juntos.

    • Mônica Japiassú 4 de maio de 2021 at 17:40 Responder

      Obrigada pela sua contribuição, Carol! Concordo plenamente com vc! 🙂

Deixe uma resposta