Gesso / 10ª consulta pediátrica

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

Gesso / 10ª consulta pediátrica

A Amanda está tirando de letra o fato de estar com gesso, graças a Deus!

Logo que soubemos que ela teria que ser engessada, ficamos morrendo de pena, achando que ela ia ficar super irritada por não conseguir mais ficar em pé nem engatinhar, e ela nos surpreendeu, pois continua de bom humor, falando, cantando e dançando durante boa parte do dia. Só tem reclamado nas horas em que já costumava reclamar antes: quando está com sono e quando está com fome.

Nos 2 primeiros dias, ela ficou numa boa, brincando com os brinquedinhos dela, mas exigiu que um de nós ficasse o tempo todo ao lado dela. Quando saíamos de perto, ela reclamava. Mas ficamos ao lado dela o dia todo com o maior prazer! 🙂

No sábado passado, ficamos impressionados, pois ela ficou praticamente o dia todo brincando sozinha, sentada num colchão, sem exigir que alguém ficasse do lado o tempo todo.

Em compensação, no domingo ela descontou, pois além de nos querer do lado dela, ainda quis ficar no colo várias vezes. Mas ela mereceu nossa atenção total, afinal tinha se comportado 100% bem no dia anterior! 🙂

Mas no geral, o gesso não está sendo problema algum nem pra ela nem pra gente! Pra falar a verdade, ele até está nos facilitando em certos aspectos. 🙂 Na hora de trocar fralda, por exemplo. Antes era dificílimo, porque a Amanda se mexia muito! Agora está bem mais fácil! Heheheheh! Mas a danadinha já está conseguindo se mexer bastante, mesmo com gesso! Ela fica levantando e abaixando as pernas, e ainda segura naquele pedaço de pau que tem no meio do gesso, pra facilitar a bagunça! Hahahahaha!

Ela já está até engatinhando, é mole? Quando a colocamos de bruços no colchão, ela vai colocando um joelho na frente do outro e já se arrasta bem rapidinho! E até já conseguiu ficar ajoelhada com o corpo erguido, se segurando no sofá. Mas não deixamos ela ficar assim por muito tempo, pois não sabemos se pode prejudicar o tratamento.

E ela já conseguiu também se virar enquanto dormia, por 2 vezes!

Esse gesso sintético cor de rosa já está imundo! E ele arranha demais. Só gostei dele por ser super fashion :), mas de resto, não gostei não. Acumula mais sujeira do que o gesso normal, porque tem uns buraquinhos, nos arranha, e pra completar, não dá pra assinarmos nele, como no gesso comum! Hehehehehe! Ah! E outro dia a Amanda vomitou e caiu um pouco no gesso. Resultado: aquele cheiro “super agradável” ficou quase um dia inteiro lá! Cheguei até a ligar pra ortopedista pra perguntar se tinha algum problema, pois entrou um pouco do vômito entre o gesso e a coxa da Amanda, mas ela disse que eu poderia enfiar um lenço umedecido pra limpar e poderia jogar álcool no gesso. Assim fizemos, e o cheiro foi indo embora.

Respondendo a algumas perguntas, não sabemos ainda quanto tempo a Amanda vai ficar engessada. Ela vai fazer um raio-x no início de dezembro, para a ortopedista ver como foi a evolução do tratamento e ver se continua ou não com o gesso. Ela não quis dar uma previsão quanto a isso, mas nós estamos esperando que ela fique uns 2 meses assim. Vai ser chato ela passar o Natal e o aniversário engessada, mas é pro bem dela, né? 🙂

Não podemos dar banho na Amanda enquanto ela estiver engessada. Ela tem sido limpa por nós com um pano umedecido em água misturada com sabonete líquido ou com aqueles lenços umedecidos. Mas o cabelinho dela está sendo lavado com xampú! 🙂

Eu e Celinho decidimos dormir com ela enquanto ela estiver assim. Sabemos que corremos o risco dela querer continuar dormindo conosco mesmo depois de tirar o gesso, mas vamos arriscar. Se isso acontecer, depois a gente vai tentando, pacientemente, readaptá-la a dormir sozinha. Mas por enquanto ela merece se sentir segura, perto de nós, de madrugada. Além disso, às vezes ela fica resmungando porque quer se virar e não consegue. Aí, nós a viramos e ela pára de reclamar.

Na segunda-feira, a Amanda foi à sua 10ª consulta pediátrica. Ela pesou 9350g, mas como esquecemos de pedir pra ortopedista pesá-la antes de colocar o gesso, não sabemos quanto a Amanda está realmente pesando. Imagino que esteja com uns 8,5 Kg. Por razões óbvias, a ortopedista não mediu sua estatura dessa vez. Vamos às dúvidas, que foram poucas:

  • Bijuteria
    Há uns 3 ou 4 meses, compramos um brinco pra Amanda cuja tarraxa é de atarraxar (ficou estranho isso, mas não encontrei outra maneira de explicar. Hehehehe!), depois da tarraxa do primeiro brinquinho dela ter caído 4 vezes (e termos achado-a nas 3 primeiras vezes). Não passou nem 1 mês, e a tarraxa do novo brinco sumiu! 🙁 Como não conseguimos encontrar uma tarraxa desse tipo pra comprar nem alguma loja que fizesse por encomenda, resolvemos perguntar à pediatra se a Amanda já pode usar bijuteria. Ela disse pra experimentarmos e ver se vai dar alergia. Se der, vamos ter que ver o que fazer, porque vai ser dose comprar um par de brincos de ouro cada vez que uma tarraxa se perder! 🙂 Detalhe: desde que a última tarraxa se foi, a Amanda está usando um brinco de cada tipo em cada orelha. 🙂

  • Leite integral
    A pediatra falou pra não usarmos ainda leite integral de caixinha pra fazer mingau ou comidas pra Amanda. Temos que continuar usando leite em pó. Só não sei o motivo. 🙂

  • Sorvete
    Outro dia estávamos comendo sorvete de flocos e demos um pouco pra Amanda. Ela amou! (mostrou que é filha do Celinho mesmo, porque ele adora sorvete!) Ficava abrindo a boca pra darmos mais, e ainda reclamava quando demorávamos a dar outra colherada pra ela. Então, resolvemos perguntar se podemos dar sorvete de sobremesa pra ela, de vez em quando. A dra. Glória disse que sim. Só alertou para não abusarmos de sorvete de chocolate.

    Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

  • Gostou desta matéria? Leia estas também!

    Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog! Cadastre-se para...

    Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

    Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

    17 comentários
     
    1. VILMAJAPI 30 de novembro de 2005 at 13:43 Responder

      ESE NEGÓCIO DE LEITE , O LEITE NINHO, P. EX. CAUSA PRISÃO DE VENTRE EM LARA, POIIS, A DISSOLUÇÃO TEM DE SER EXATA.

    2. Lúcia Japiassú 26 de novembro de 2005 at 09:02 Responder

      PARABÉNS, AMANDINHA!!!!
      11 meses! Nossa! o tempo passa muito rápido, né? você está uma menininha muuuito esperta e linda! a cada dia que passa é uma novidade mais engraçada que a outra! Agradeço a Deus e a seus pais por me darem a chance de te curtir no dia-a-dia.
      Que Papai do Céu continue te iluminando mais e mais!
      Um grande beijo em seu coraçãozinho,
      vovó Lulu

    3. Rosana & Bellinha 25 de novembro de 2005 at 13:54 Responder

      Amandinha Linda…

      Aqui no Jp já é dia 26, e nós não poderiamos deixar de vir ate aqui renovar nossos votos de muitas felicidades a vc …

      Puxa vida como passou rapido né ?

      Agora foi dada a largada , começou a contagem regressiva para nosso 1º aniversário faltam só 30 dias para que a gente fique ainda mais lindinha no nosso grande dia…rs

      Beijinhos e que papai do ceu te abençoe sempre

      Sua amiguinha do Oriente
      Bellinha e mamae Rosana

    4. Marco Campelo 23 de novembro de 2005 at 19:03 Responder

      Estou na área novamente!!!

    5. Edwiges 22 de novembro de 2005 at 17:50 Responder

      Mônica, olha eu aqui amamentando a Clarinha, escrevendo com uma mão só e toda torta… hehehe… estou feliz em saber q nossa estrelinha está bem. fiquei bem chateada de não ter falado com vc, mas vc me deixou beeeem tranquila agora. e eu to morrendo de rir imaginando a cena do sorvete!!! um bj grande

    6. Edwiges 22 de novembro de 2005 at 17:50 Responder

      Mônica, olha eu aqui amamentando a Clarinha, escrevendo com uma mão só e toda torta… hehehe… estou feliz em saber q nossa estrelinha está bem. fiquei bem chateada de não ter falado com vc, mas vc me deixou beeeem tranquila agora. e eu to morrendo de rir imaginando a cena do sorvete!!! um bj grande

    7. Dedéia 20 de novembro de 2005 at 11:29 Responder

      É, Mô, essas crianças nos dão um baile, se adaptam a tudo facilmente! Nós é que sofremos mais no fim das contas!!!
      Da próxima vez que ela tomar sorvete vc tem que gravar e vir nos mostrar, heim?! Que fofa!!!
      Beijão

    8. Lúcia Japiassú 18 de novembro de 2005 at 23:17 Responder

      Paty. você me emocionou com seu comentário. Sou uma avó boba e emotiva, e você fazendo um pedido desse tipo a Papai do Céu foi a coisa mais linda! Me deixou com lágrimas nos olhos!
      Obrigada pelo carinho que tem pela Amandinha. Ela é realmente uma menininha muito especial. Agradeço todos os dias a Deus por ter nos premiado com filhos e netos como os que recebi.
      Que Deus te premie também com filhos maravilhosos.
      Beijos em seu coração,
      vovó Lulu

    9. Paty 18 de novembro de 2005 at 09:56 Responder

      A Amanda realmente é uma princesinha é daquelas crianças q todos os pais sonham ter…boazinha, não é manhosa e ainda bem humorada….pq qual criança aguenta ficar de gesso numa boa…uma em 1 milhão !!!!! Papai do céu qdo eu for mamãe pode ser uma baby igual a Amandinha..tem jeito???

    10. karla silvana da silva rodrigues 17 de novembro de 2005 at 16:37 Responder

      nossa deve ser uma tortura para essa criança ficar com gesso porque já fiquei um dia e nem penso em ficar de novo.

    11. Tushinha 14 de novembro de 2005 at 18:41 Responder

      ow Peta, eu leio kd coisinha q vc escreve sobre essa fofura. Q criança linda heim? Abençoada! E vcs mais ainda por ter uma nenem tao fofa!
      Acho fantastico oq vc faz, contando cada coisinha, sei q qnd crescer ela vai ficar feliz em ler tanto amor transformado em palavras.
      Se cuida linda, bom feriado pra vcs,
      kixesss e saudades!

    12. Adria (madrinha junto com o Leo) 13 de novembro de 2005 at 22:48 Responder

      Moniquinha, eu imagino que deve ser chato pra ela ficar com o gesso, mas com certeza é para o bem dela e amanhã ela vai agradecer a vc e ao Carlos por isso! Não se preocupem 😉

      Sobre tarraxas… normalmente onde vende brico tb vende tarraxa. Eu sei pq tb vivo perdendo as minhas… hehehe

      Parabéns aos dois pela força que estão tendo nessa história toda! Aqui na minha família nós temos um caso de uma menina que precisava ter usado aquelas botas ortopédicas com ferros, mas a mãe ficou com muita pena e não colocava na menina… Bem, hj a menina é uma moça e tem vários problemas por não ter usado a botinha…

      Ainda bem que a Amandinha tem uma mamãe e um papai bem fortes e inteligentes! Vcs estão de parabéns ;*

    13. Viviane, Wagner e Amanda 12 de novembro de 2005 at 21:36 Responder

      Olá,
      Vocês nem sabem o quanto ficamos surpresos vendo a história da luxação do quadril da Amanda.
      Nós temos o mesmo probleminha com nossa filha, que coencidentemente, também se chama Amanda.

      ela nasceu com a luxação congênita de quadril do lado esquerdo, ela está com 3 meses e meio e o ortopedista também recomendou a imobilização com gesso. Estamos com o coração apertado, porque ela já usou o suspensório de pavlik e não resolveu e agora terá que usar o gesso o mais rápido possível.
      Vendo o caso de vocês gostaríamos de saber quem é a ortopedista dela e de onde vocês são.

      Obrigado.

      • Vanusa 22 de janeiro de 2016 at 00:50 Responder

        Olá tudo bem? Espero que sim! Me chamo Vanusa e li seus comentários sobre sua filha gostaria de saber mais. Pois minha filha também está com gesso por causa que tinha luxação congênita no quadril. É quero saber dos resultados. Obrigada deixei o e-mail do meu esposo

    14. Cláudia 12 de novembro de 2005 at 20:30 Responder

      Olá!
      Pôxa MoJ, mesmo a Amandinha tendo se adaptado super bem ao gesso, não posso negar que morro de peninha dela.
      Prepare-se, pois quando tirar o gesso vai voltar com força total…heheheh.
      Outra coisa, você sabe que há outra diferença do gesso que ela está pro gesso normal além da cor né?
      E que o gesso sintético é infininatamente mais leve que o outro!
      Mesmo sem dar pra escrever nele e sendo super fashion, há ainda mil outras utilidades.
      Ele foi o que me salvou quando quebrei o tornozelo antes do casamento, você se lembra da história??? rs
      Tô imaginando ela de brinquinho. Não será dessa vez que saberei o que é isso, mas prometo me empenhar da mesma forma que fiz dessa vez para que venha uma menininha na segunda gravidez (isso pq. ainda tô na metade da primeira….hahahaha).
      Ah, e a tarraxa de atarraxar não poderia ser chamar simplesmente de tarraxa de rosca? rs
      Beijocas pra você e muitos beijos nessa fofa cor-de-rosa aí, tá?
      Cláudia e João Pedro

    15. Dani Batalha 11 de novembro de 2005 at 16:38 Responder

      Que bom!!! Bom saber que ela se adaptou bem…
      Beijos em vocês,

    16. Patricia 10 de novembro de 2005 at 18:37 Responder

      Gracas a Deus q sua filha esta se adaptando bem ao gesso , penso como deve esta sendo dificil p vcs , ver essa fofinha sem exercer as atividades dela de uma maneira noramal digo , engatinhar subir nos moveis , levar quedinhas hehehhe! É mais isso logo vai passar e ela vai ficar boa com a saude perfeita . Desejo tudo de bom p vcs papais e para vc Amandinha linda, fica boazinha logo viu. beijos..

    Deixe uma resposta