E o desfralde começou!

Nós babando e elas crescendo  /   /  Por Mônica Japiassú

E o desfralde começou!

Começamos o desfralde da Amanda no domingo passado.

Assim que ela acordou, dissemos que tínhamos uma novidade, e então demos a mini-privadinha que compramos (a propósito, muito legal, pois tem o formato de uma privada, e depois poderemos utilizar a tábua dela como redutor de tábua de privada de adultos, e sua base como degrau para a privada maior), e demos várias calcinhas bonitinhas também.

Explicamos que a partir de agora ela não vai mais usar fraldas, mas sim calcinhas, e quando sentir vontade de fazer xixi ou cocô, avisar à mamãe ou ao papai, pra fazer na privadinha. Então, falamos pra ela escolher uma calcinha pra usar, e depois que ela escolheu, tiramos a fralda e colocamos a calcinha.

Tivemos a impressão de que ela não deu muita bola pro nosso papo não, mas pelo menos ela não resistiu a tirar a fralda. 🙂

Algum tempo depois de dar suco pra ela, perguntei se ela queria fazer xixi, e ela disse que não. Passado mais algum tempo falei pra ela sentar na privadinha, e ela sentou sem resistir, mas ficou lá um tempo, fiquei contando historinha pra ela se distrair, mas nada saiu. Então, ela voltou a brincar, e o primeiro xixi escorreu pelas pernas e alagou o chão.

Acho que ela ficou assustada, pois chorou, mas expliquei a ela que não tinha problema algum, falei que da próxima vez ela ia conseguir fazer na privadinha e lavei-a.

Pra não me estender muito, vamos ao placar do 1º dia: 5 x 0 (4 xixis e um cocô na calcinha, e nenhum na privadinha). Bom, pelo menos todos eles foram no chão, e não no sofá! 🙂

Segunda-feira a Amanda ficou em casa, para podermos “treiná-la” por 2 dias antes de levá-la pra creche nessa nova situação. De manhã ela fez 3 xixis e 1 cocô no chão, mas teve um progresso: em 2 momentos ela falou que queria fazer xixi, mas sentou na privadinha e não saiu nada. Acho que nesses momentos ela começou a perceber como é a sensação de estar com a bexiga cheia, e que algo diferente acontece no corpinho dela.

Segunda à tarde ela dormiu sem fralda, e nada escapou enquanto ela dormia. Após acordar, perguntamos algumas vezes se ela queria fazer xixi e ela não quis. Neste dia ficamos impressionados, pois ela ficou mais de 6 horas sem fazer! E quando sentiu vontade… avisou e fez na privadinha!!! 😀

Fizemos uma festa! Batemos palmas e até cantamos parabéns. A Amanda ficou toda feliz! Depois, fui com ela até o banheiro pra levar o xixi pra “casinha” dele e dar tchau.

Ainda na segunda-feira à noite, ela avisou e fez xixi na privadinha mais uma vez!

Placar do 2º dia: 4 x 2.

Terça-feira ela foi pra creche. As tias não me falaram quantas vezes ela fez na calcinha e quantas vezes fez no penico (até entendo elas não contarem isso, pois imagino que seja difícil controlar o “placar” de cada criança lá), mas disseram que ela não quis sentar no penico, então levaram-na na privadinha do banheiro, e ela fez xixi direitinho, mas também escapou na calcinha enquanto ela esteve lá. E o cocô também foi na calcinha.

Depois que voltou pra casa, escapou um xixi na calcinha, e mais tarde, quando ela já estava de fralda pra dormir, ela avisou que queria fazer xixi, tiramos a fralda e ela fez direitinho na privadinha! Fiquei muito feliz, pois ela podia ter relaxado por estar com a fralda, mas avisou mesmo assim!

Placar do 3º dia: 1 x 1. (só em casa)

Na quarta e na quinta, ela só fez xixi em casa uma vez após voltar da creche, e nos 2 dias ela avisou e fez na privadinha. E nesses 2 dias, só veio da creche uma calcinha molhada, o que me leva a crer que ela só deixou escapar 1 vez.

Placar do 4º e 5º dia: 0 x 1. (só em casa)

Enfim, acho que o desfralde está indo de vento em popa, e a Amanda está se saindo muito bem! Inclusive hoje fomos à pediatra com ela, e ela não fez xixi até chegarmos em casa. Sinal de que está conseguindo se segurar bem!

Cadastre-se para receber e-mail quando houver posts novos!

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Blog renovado! Clique aqui para ir para nosso novo blog! Cadastre-se para...

Blogagem coletiva >> Relato de parto O relato de hoje não é do parto da Amanda (que pode ser visto...

Disney World >> Visto americano – Parte 2 Continuando os posts desta série, hoje farei um resumo do...

7 comentários
 
  1. paty madrinha preferida 10 de fevereiro de 2007 at 13:34 Responder

    E eu fico imaginando vcs limpando o coco e o xixi do chão… cantando parabens qd ela faz na privada… e fico rindo horrooooores! huiahiuahiuhaui
    Sensacional!!
    Até amanhã galerinhaaaa

  2. viviane santos 9 de fevereiro de 2007 at 13:27 Responder

    monica,fico muito feliz com o desfralde da amanda,esta sendo muito rapido,eita menina esperta.
    beijinhos em todos

  3. fabiana e melissa 9 de fevereiro de 2007 at 11:24 Responder

    Estava esperando notícias, já que estamos vivendo as mesmas experiências. Fiquei feliz em saber que esta indo tudo bem com o desfralde da Amanda, dá um medinho né!

    Eu me surpreendi e agora até posso dizer que é uma fase super gostosa, onde podemos acompanhar essa conquista, na vida de nossas fihotinhas. Eu ficava ansiosa, para saber quantas vezes ela tinha conseguido ir na escolinha e fico avaliando pelas roupinhas sujas.

    Melissa está bem, muito mais que o esperado

    Parabéns, para a Amanda

  4. Cris e Heitor 9 de fevereiro de 2007 at 10:09 Responder

    Oi Mônica! Obrigada por nos contar, eu confesso que já estava curiosa!!! Parabéns e eu tenho certeza de que de agora em diante tudo estará cada dia mais controlado! Eu estou amando não ter mais que me preocupar com as promoções de fraldas! É uma boa economia e sinal de que nossos bebês estão cada dia mais independentes!!!

  5. joseane 9 de fevereiro de 2007 at 10:02 Responder

    oi amandiha estou muito feliz por voce,eu sei que no primeiro dia é muito dificil.mais ja no segundo dia tudo vai mudando.espero que voce consiga direto,fazer xixi na privadinha e cocô.beijos da sua nova amiguinha joseane.

  6. Dany Burigato 9 de fevereiro de 2007 at 08:45 Responder

    Parabéns Amanda!! está realmente muito bem!!! a Isa na primeira semana foi um desastre:) mas na segunda tudo melhorou e hoje com 1 Mês está desfraldada de dia!! lógico que de vez em qdo tem escapes normais, mas estou feliz!
    Amandinha vai tirar de letra!!
    beijos

  7. Lúcia Japiassú 8 de fevereiro de 2007 at 22:42 Responder

    Essa “biguiluxa” é demais!
    Os primeiros dias devem ter sido difíceis mesmo prá ela, já que não estava acostumada a se preocupar com o xixi ou o cocô, pois tinha a fraldinha prá proteger.
    Agora que ela já entendeu o processo vai ser rapidinho, afinal de contas, minha netinha é muito inteligente!.
    Podem me chamar mais uma vez de “vovó babona” :))))

Deixe uma resposta