Religiosidade das crianças

Filhos  /   /  Por Mônica Japiassú

Tenho levado a Amanda e a Letícia nas aulas de evangelização infantil do centro espírita que frequento. Enquanto eu assisto à palestra, elas ficam com as outras crianças, que são separadas por grupos de idade em turminhas diferentes.

As duas estão adorando essa atividade. A Letícia vibra quando pergunta para onde iremos depois de acordar (nova mania noturna dela!) e eu digo que vamos ao centro!

Eu e Marcelo temos religiões diferentes e não pretendemos impor alguma religião específica a nossas filhas. Elas estão indo à evangelização espírita por questão de oportunidade, mas pretendemos sempre mostrar que existem também outras religiões, que diferem em alguns aspectos, mas no final das contas todas têm a mesma essência. E, depois que crescerem e tiverem consciência das características de cada uma, elas mesmas escolherão que religião seguir.

Todo dia, antes de dormir, leio para elas uma página do livrinho Orações Diárias para os Pequeninos. Depois da leitura, fazemos uma oração juntas. Cada dia peço para uma delas orar em voz alta – e essa é uma experiência incrível, pois tenho a oportunidade de descobrir a importância que elas dão às situações que acontecem no dia a dia e aos nossos bens materiais, quando ouço o agradecimento que elas fazem ao Papai do Céu.

Muitas vezes, os agradecimentos são repetições do que elas já nos ouviram falar, mas elas sempre têm algo novo e original a complementar, como na gravação abaixo que fiz da Letícia rezando, sem que elas soubessem.

Ouçam até o final e vejam a que nível de detalhe de agradecimento a Letícia chegou nesse dia:

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Quem acompanhou a minha terceira gravidez pelo Instagram deve lembrar das fotos semanais que eu...

Ontem, poucos minutos antes da hora de dormir, a Priscila cismou que queria jogar Wii. Nós...

– Por que vocês quiseram ter filhas?Essa foi a pergunta que eu e Marcelo ouvimos da Lelê, enquanto...

10 comentários
 
  1. Isabel 1 de junho de 2012 at 10:02 Responder

    Filhos são uma caixinha de surpresa…rs Muito lindo…. quase morri de tanto rir pois meu nenem também solta uma dessas de vez em quando….rs.. muito legal.

  2. FABIANA 31 de maio de 2012 at 12:38 Responder

    Há muito tempo leio o blog de vocês, ainda quando Amanda era bebê, fiquei um tempo sem lê-los, agora assinei e recebo sempre as atualizações por email. Super bacana o lay, quanto a reliogisade também fazemos isso em casa, achamos que cada uma escolherá no futuro, eu sou espirita e meu marido ainda não se achou, vem de familia evangelica e não consegue se definir. A minha mais velha frequenta a evangelização infantil, gosta bastante, a pequena ainda não. Sei que tenho que ter essa pratica de oração em casa, mas acaba passando, quem sabe consigo retomar, cada blog que a gente lê, sempre traz alguma reflexão, algo que a gente pense… “nossa preciso rever isso”. Linda a oração da Leticia, a tinta e os adesivos demonstram o quanto ela ficou feliz pelo quarto e agradecida (vcs colocaram recentemente né!?) muito bacana mesmo. abraços

  3. Lúcia Japiassú 31 de maio de 2012 at 00:25 Responder

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…cada vez que escuto essa oração fico dando gargalhadas aqui em casa. Essa garotinha é o máximo! Agradeço a Papai do Céu por ter me dado netos (netos porque tem o Pedro também) tão maravilhosos. Beijinhos

  4. José (pai da Mônica) 30 de maio de 2012 at 18:45 Responder

    De onde será que a Letícia tirou isso?!

    • Mônica Japiassú 30 de maio de 2012 at 22:26 Responder

      Pai, ela pesca os agradecimentos que eu e Amanda fazemos quando rezamos alto e adiciona alguns detalhes como esse. Eu costumo agradecer por termos roupas para vestir todos os dias, para nos aquecer do frio, coisas assim. Aí ela adicionou os detalhes finais! Hehehehe!

  5. Carla Toledo 30 de maio de 2012 at 17:08 Responder

    Monica, que fofa! Muito lindinha a oração dela e isso dá sinais de que ela está entendendo de como é bom sermos gratos por tudo. Ela foi detalhista. Linda, linda! Eu e Athaide também somos espíritas e a Flor e o Adônis assistem à evangelização e nos acompanham em um dos trabalhos assistencais. É bom demais ver os frutos, ver que estão entendo e estamos colaborando pra tornarem-se homens de bem. Beijocas, Carla

    • Mônica Japiassú 30 de maio de 2012 at 22:26 Responder

      Obrigada, Carlinha! 🙂 Esses nossos filhos só nos dão orgulho, né? 😀 B-jão!

  6. Viviane Japiassú Viana 30 de maio de 2012 at 15:43 Responder

    Pelos adesivos e pela cueca do papai foram o máximo! rsrs Que linda!

    • Mônica Japiassú 30 de maio de 2012 at 22:27 Responder

      Hahahahah! Imagina o quanto eu tive que me segurar pra não rir alto, prima! 🙂

  7. Mônica Japiassú 30 de maio de 2012 at 14:36 Responder

    Para quem não entendeu alguma parte da oração, transcrevo-a abaixo: “Papai do Céu, obigada pela saúde, pela nossa família, pela mamãe, pelo papai, pol eu, pela Amanda e pela nossa poteção, pela nossa tinta do nosso quarto e nossos adesivos. E pelas nossas roupas, pelas nossas calças, e pelas nossas calcinhas e pela cueca do papai. Amém!”

Deixe uma resposta