Ensinando a filha a ser persistente com a ajuda de um jogo de computador

Filhos  /   /  Por Mônica Japiassú

Fireboy & Watergirl é um jogo de computador que pode ser jogado por duas pessoas simultaneamente e envolve aventura, raciocínio, desafio e, especialmente, colaboração. Algumas fases só podem ser completadas se uma pessoa ajudar a outra.

A Letícia tem jogado bastante esse joguinho, ultimamente (além de outros do site Friv). Ela sempre me chama para jogar junto e, quando não posso, ela comanda os dois bonequinhos sozinha mesmo.

Recentemente, gravamos o vídeo que está ao final deste post, jogando juntas. Vejam como é um joguinho simples e legalzinho! 🙂 Nós gravamos as fases iniciais do jogo, mas conforme vamos evoluindo, os desafios para finalizar cada fase se tornam mais difíceis.

Um dia desses, eu estava jogando com a Letícia, e eu consegui passar rapidamente por um caminho difícil de uma fase com o meu personagem, e ela tentou duas vezes e não conseguiu. O que ela fez? Pediu que EU passasse daquele ponto com o personagem dela.

Como toda mãe, meu primeiro ímpeto foi de ajudá-la. Mas consegui me conter. Falei que ela era capaz de passar dali e que bastaria ela treinar várias vezes até conseguir.

Ela tentou mais umas duas vezes, não conseguiu e insistiu para que eu fizesse por ela.

Repeti que ela tinha que continuar tentando e complementei dizendo que ela ficaria muito mais feliz se ela própria conseguisse passar, sem a minha ajuda.

Fiquei torcendo, dando força a ela, e quando ela finalmente conseguiu… abriu um sorrisão de felicidade e comemorou, orgulhosa de si mesma. E depois me deu um abração, dizendo que me amava – o que me serviu como um agradecimento por eu tê-la ensinado a ser persistente. 🙂

Vejam o primeiro vídeo da série de jogos com a Família Quadrada que a Amanda criou em seu canal do Youtube:

 

Gostou desta matéria? Leia estas também!

Acho que já podemos dizer que o gosto pela matemática é uma unanimidade na Família Quadrada, né?...

Recentemente, percebemos que a Priscila tem demonstrado a capacidade de fazer pequenos...

A Priscila está com 4 anos e meio e, por interesse e esforço próprios, tem lido bem diversas...

4 comentários
 
  1. Maria Lúcia Japiassú da Silva 28 de fevereiro de 2015 at 10:18 Responder

    Apareceu de novo amensagem: “Este video não está disponível em modo segurança” .

  2. José Matos (pai da Mônica) 28 de fevereiro de 2015 at 09:24 Responder

    Minhas netas são lindas!

  3. Maria Lúcia Japiassú da Silva 27 de fevereiro de 2015 at 22:28 Responder

    Fiquei tão feliz com seu incentivo com a Lelê! o reconhecimento dela não tem preço!!!! você é a melhor mãe do mundo!!!!!!!! Bejos para as duas Ahhhh…não consegui ver o vídeo. Apareceu uma nltinha dizendo que não dava para ver porque o computador estava em “modo segurança”.

    • Mônica Japiassú 27 de fevereiro de 2015 at 22:34 Responder

      🙂 Atualize a página do post e veja se agora o vídeo aparece!

Deixe uma resposta